Notícias

Voltar

CGEE se prepara para a 70ª Reunião Anual da SBPC

SBPC

CGEE se prepara para a 70ª Reunião Anual da SBPC

No ano em que comemora seu 70º aniversário, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL), debate o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa do encontro.

Na ocasião, o Centro lançará a publicação CubeSats, durante a mesa-redonda “Ciência com pequenos satélites: pensando dentro de pequenas caixas”. O painel ocorrerá no dia 25, durante a programação científica, que terá a participação do assessor técnico do CGEE, Thryso Villela. A mesa conta, ainda, com a presença do professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Janot e do professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Vanderlei Parro. 

Além disso, o CGEE terá um stand sobre o tema na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que integra as atividades da reunião. Serão expostas maquetes do modelo de CubeSat proposto pelo CGEE para sensoriamento remoto da Terra. CubeSat é o termo usado para designar um satélite de pequeno porte, que segue o padrão do formato de um cubo, cujas arestas medem 10 centímetros. 

CubeSats

Os CubeSats são o expoente de uma tendência de miniaturização dos satélites. Eles vêm sendo utilizados por diferentes instituições para atender a diferentes objetivos, que vão desde o treinamento de estudantes e profissionais da área espacial, passando por obtenção de dados científicos, até missões puramente comerciais.

Demandas por aplicações espaciais, como sensoriamento remoto da Terra; telecomunicações; ciência de um modo geral; e defesa, podem, na atualidade, ser atendidas por CubeSats, que estão se tornando alternativas interessantes às formas tradicionais de acesso ao espaço, devido aos baixos custos e tempos de desenvolvimento que eles representam.

Reunião Anual da SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Reunião Anual da SBPC é um importante ambiente para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.