Notícias

Voltar

Ciclo de Diálogos debate o tema Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis

Sustentabilidade

Ciclo de Diálogos debate o tema Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis

O Brasil é um país onde a maioria da população vive em áreas urbanas. Dessa maneira, é na cidade que se encontram os maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Estilos de vida e os resíduos produzidos geram impactos significativos no território. Assim, é necessário observar essa dinâmica urbana e pensar em alternativas para o futuro. Para isso, o projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis inicia um ciclo de diálogos com o primeiro tema: "Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis". 

A iniciativa tem como objetivo discutir maneiras de tornar os centros urbanos mais saudáveis para o meio ambiente. O primeiro debate acontece na quinta-feira (17), às 14h, e conta com a participação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Por conta do distanciamento social, os encontros acontecem por meio de plataforma online e as inscrições podem ser realizadas aqui.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Até dezembro, cada um dos parceiros do projeto realizará um webinar como parte da programação do ciclo de diálogos. Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.

O moderador do primeiro encontro, o assessor técnico do CGEE e coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, Marco Lobo, destaca que a ideia é dar ênfase a um dos principais objetivos do CITinova. “Devemos pensar como planejar e integrar as cidades para um futuro mais sustentável”, afirma. Para aprofundar esse tema, participarão do primeiro encontro o coordenador de Clima e Sustentabilidade do MCTI, Marcio Rojas; o ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires; e o presidente da Fundação Design For All, Francesc Aragall. 

 

Serviço

 

Ciclo de Diálogos CITinova - Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis - 1º webinar 

 

Data: quinta-feira, 17/09/2020.

 

Horário: de 14h às 16h.

 

Plataforma: Google meet