Notícias

Voltar

Ciclo de oficinas debate processos de inovação no Brasil

Estratégia Nacional de Inovação

Ciclo de oficinas debate processos de inovação no Brasil

O segundo encontro do ciclo de oficinas sobre inovação, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), aconteceu nesta quinta-feira (06). Continuando as discussões sobre o fomento à inovação, o evento incluiu os participantes na construção da Estratégia Nacional de Inovação. 

O objetivo das oficinas dessa semana é apresentar a Política Nacional de Inovação, além de socializar o diagnóstico do eixo Fomento à Inovação. O eixo possui quatro diretrizes: otimizar a alocação de recursos governamentais, estimular o aumento da participação do setor privado nos investimentos em inovação, incentivar o acréscimo de recursos privados para chamadas públicas de incentivo à inovação e a promoção de modelos de financiamento privados voltados à área. 

Em grupos paralelos, os participantes elaboraram iniciativas estratégicas para cada diretriz. As iniciativas são medidas ou ações a serem implementadas que colaboram para o alcance da diretriz. Por meio de uma discussão aberta e participativa, os grupos conseguiram propor, cada um, cinco iniciativas para a construção da Estratégia Nacional de Inovação. 

Para dar prosseguimento à construção coletiva da estratégia, a próxima oficina, que será realizada na terça-feira (11), às 14h30, abordará o eixo Cultura de Inovação e Visão Empreendedora. Os participantes são agentes do ecossistema de inovação, como representantes do governo, de instituições de ensino e pesquisa, empresas e startups