Notícias

Voltar

Cidades sustentáveis: Projeto CITinova, do MCTI, abre Ciclo de Diálogos com parceria do CGEE

Oics

Cidades sustentáveis: Projeto CITinova, do MCTI, abre Ciclo de Diálogos com parceria do CGEE

O Ciclo de Diálogos promovido pelo Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi aberto nessa quinta-feira (17). O primeiro webinar contou com a colaboração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e teve como tema Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis.

A diretora do CGEE, Regina Silverio, abriu o evento destacando a atuação da organização no tema, que integra o CITinova por meio do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). Silverio lembra que o Centro busca subsidiar tomadas de decisão estratégicas no âmbito governamental. Dentre elas, as relacionadas à sustentabilidade. “Sempre buscamos trazer elementos da ciência, tecnologia, inovação e educação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do cidadão”, afirmou. 

Apresentando o CITinova, a coordenadora nacional do projeto, Suiá Rocha, comentou que a iniciativa conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). Além disso, é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e executado de forma multilateral. Os parceiros são o CGEE, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), o Porto Digital, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF).

“É um projeto bastante integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Rocha. Para a coordenadora, o apoio do Oics ao projeto é muito importante. “O observatório tem tido um papel fundamental. É um braço do MCTI para disseminar tecnologias e inovações”, destacou. Por meio de uma plataforma virtual, o Oics tem como objetivo reunir e divulgar soluções urbanas sustentáveis e inovadoras, de acordo com o contexto brasileiro.

O presidente da Fundação Design For All, Francesc Aragall, deu início às palestras com exemplos bem sucedidos de iniciativas de sustentabilidade implementadas ao redor do mundo. De acordo com ele, essas experiências são “tecnologias, projetos, ideias e métodos de planejamento que permitem, efetivamente, repensar um futuro para todos melhor e sustentável”, ressaltou. 

Aragall considera como elementos-chave para obter êxito na promoção de cidades mais sustentáveis a gestão do conhecimento; a análise do gap existente entre a realidade existente e a desejada; ferramentas de planejamento adequadas; recurso humano dedicado; e o vínculo de fins sociais com o crescimento econômico e a ecologia mediante a inovação.

O ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, apresentou exemplificações locais, com base na capital paranaense, onde ele desenvolveu grande parte do seu trabalho. “As cidades têm que ser sustentáveis para todos nós. Para quem mora hoje e para aqueles que virão”, disse Pires. “Precisamos ter espaços que sejam amigos da natureza”, afirmou. 

Representando o ministério, o coordenador de Clima e Sustentabilidade do MCTI, Márcio Rojas, deu ênfase nas colaborações do CGEE para as atividades da pasta que envolvem os temas debatidos. Ele trouxe dados sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, como o aumento da temperatura global, e como esse fenômeno interfere no ambiente urbano. “As cidades são lugares particularmente vulneráveis às mudanças do clima”, disse. 

Rojas lembrou que, para além das questões ambientais, essas alterações atingem o campo socioeconômico. O coordenador indicou algumas iniciativas do ministério envolvidas nessas questões, como a Quarta Convenção Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima; o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene); e o Sistema de Informações e Análises sobre os Impactos das Mudanças Climáticas, o Adapta Brasil.

O webinar está disponível na íntegra neste link. https://youtu.be/HMNZV8HSgH0