Notícias

Voltar

Colaboradores do CGEE representam o Brasil em eventos do Brics sobre energia

Energy Big Push

Colaboradores do CGEE representam o Brasil em eventos do Brics sobre energia

Os colaboradores do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcelo Poppe e Emilly Caroline, participaram, durante a última semana, de eventos promovidos pela Rússia para os países que compõem o bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em encontros paralelos, o objetivo geral foi discutir o desenvolvimento dos setores de energia das nações que integram o grupo, cooperação tecnológica e tendências globais que afetam os sistemas de energia dos cinco países, além do papel do bloco no setor de energia global e o impacto potencial dos seus integrantes no desenvolvimento de longo prazo dos mercados de energia. 
 
Os principais especialistas dos cinco países do bloco e organizações internacionais foram convidados para comentar o “Brics Energy Report”, estudo elaborado por especialistas da Plataforma de Cooperação do Brics Energy Research. Representando o Brasil, o assessor técnico do CGEE, Marcelo Poppe, debateu os resultados apresentados no relatório, apontando tendências globais que afetam os sistemas energéticos das nações, o papel do bloco no setor global de energia e o impacto potencial dos integrantes do grupo no desenvolvimento a longo prazo dos mercados de energia. 
 
“Os países do Brics precisam acelerar a difusão das energias renováveis. Os ganhos de eficiência associados com a expansão de fontes modernas de energias renováveis foram significantes nos últimos anos. A alta participação de fontes renováveis de energia caracteriza a transição brasileira, onde os biocombustíveis têm uma participação de destaque no mercado de combustíveis e o uso de fontes renováveis, como a eólica e solar, cresce muito rápido”, destacou o assessor. 
 
Na oportunidade, Poppe ainda destacou o Energy Big Push (Grande Impulso Energia), iniciativa liderada pelo CGEE. “O projeto criou um ambiente único para compartilhar experiências e conhecimentos, coletar e processar dados sobre pesquisa e desenvolvimento de energia e o desempenho das tecnologias de baixo carbono. O objetivo é apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em inovação de energias sustentáveis, contribuindo para um grande impulso energético nos países”, afirmou. 
 
Já a técnica especializada do Centro, Emilly Caroline, integrou, no dia 10, o Brics #TogetherBrighter International Energy Saving Festival. Durante o evento, a especialista apresentou o artigo “Energy Storage in Brazil: A first step towards Smart Storage”. O trabalho foi produzido por uma equipe de oito pessoas, que representaram a Universidade de Brasília (UnB). O artigo é sobre armazenamento de energia e destaca os pontos principais do que já foi feito nesse cenário e estudos de casos, além de cenários positivos, conservadores e negativos e as estratégias para o futuro tecnológico do armazenamento de energia no Brasil.
 
No dia 16, Emilly participou do Brics Youth Energy Summit, um evento anual que reúne jovens pesquisadores dos países do bloco. A iniciativa tem como objetivo oferecer uma visão dos jovens sobre os desafios que as nações do grupo enfrentarão no futuro, em relação ao campo do desenvolvimento energético. A especilista destaca a importância da inserção do CGEE em eventos internacionais sobre o tema. “Isso traz uma visibilidade para o Centro e para os nossos projetos e, principalmente, a oportunidade de podermos falar de energia com representantes de outros países”, ressalta.