Notícias

Voltar

Consulta E-digital: Atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Tecnologia

Consulta E-digital: Atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Está aberta a consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital), lançada em 2018 via decreto nº 9.319. O objetivo é fornecer mais um canal de integração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a sociedade, de modo a garantir a ampla participação social neste processo, enfatizando principalmente a definição de ações estratégicas prioritárias.

A pandemia de Covid-19 contribuiu fortemente para a aceleração da transformação digital, com impactos sobre a realidade do país. O mundo do trabalho sofreu alterações, com a adoção do home office para isolar a população, aumentando a adoção pelos serviços de internet e armazenamento de dados por toda a sociedade. Outro fator foi o aprofundamento da crise de escassez de mão-de-obra qualificada digitalmente para fazer frente às novas necessidades. 

De acordo com o assessor técnico do CGEE, Lucas Motta, a atualização da E-Digital assume um papel de protagonista neste cenário. Ele destaca que a análise dos elementos de transformação digital deve estar centrada na capacidade da estratégia de ampliar as competências do país, de modo a se integrar à economia digital global. "Assim será possível promover o desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo, com inovação, aumento de competitividade, de produtividade e dos níveis de emprego e renda no país", afirma. 

A atualização tem como base a estrutura original da Estratégia Brasileira para Transformação Digital, formada por eixos habilitadores e de transformação digital, que são transversais e igualmente importantes. Para atingir os objetivos definidos em cada um, a E-digital prevê um conjunto de ações, de caráter contínuo ou com prazo determinado de execução, cujo resultados parciais podem ser encontrados no Diagnóstico da E-digital.

A consulta está disponível neste link.