Notícias

Voltar

Diretor do CGEE participa de conferência livre sobre inovação orientada por missões

5CNCTI

Diretor do CGEE participa de conferência livre sobre inovação orientada por missões

Na tarde desta terça-feira (16), o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Caetano Penna, foi um dos palestrantes do painel "Estratégias de participação e modelos de governança ", como parte da programação da conferência livre "Inovação Orientada por Missões: contribuições para construção da nova política tecnológica e de inovação brasileira". Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela World-Transforming Technologies (WTT), com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o evento aconteceu na sede da CNI, em Brasília (DF).

Penna iniciou sua fala apresentando uma premissa fundamental. "As políticas orientadas por missões são mais do que simplesmente estabelecer prazos e metas. É um mecanismo de governança essencial." afirmou.

O diretor destacou, ainda, que os desafios atuais da sociedade exigem uma abordagem distinta, que vai além do aspecto técnico e tecnológico. "A inovação deve ser não apenas tecnicamente viável, mas também socialmente aceitável e legítima. Por isso, a participação social é fundamental desde o início do processo", disse.

Ele compartilhou suas recomendações para o desenvolvimento e participação da sociedade civil. "À luz desta conferência, gostaria de levantar três recomendações na área de desenvolvimento e participação da sociedade civil: financiar e desenvolver ecossistemas de inovação localizados; promover iniciativas de co-design e participação comunitária; e implementar mecanismos de governança adaptáveis", destacou.

Junto do diretor do Centro, participaram, também, o diretor do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin; a diretora de Estudos Setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fernanda De Negri; e Severino de Lima Júnior, da Associação Nacional dos Catadores (Ancat).

O evento teve o objetivo de angariar recomendações para apoiar a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e foram discutidos assuntos como as contribuições que a abordagem de Inovação Orientada por Missões pode trazer para a construção da 5ª Conferência.

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo MCTI, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". 

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. 

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.