Notícias

Voltar

Diretor-presidente do CGEE marca presença em conferência temática sobre ciências quânticas

5CNCTI

Diretor-presidente do CGEE marca presença em conferência temática sobre ciências quânticas

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença na Conferência Temática sobre ciência e tecnologias quânticas, como parte dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento foi realizado em dois dias: o primeiro, na sede da ABC, no Rio de Janeiro (RJ) e o segundo na sede da Fapesp, em São Paulo (SP).

Na capital fluminense, o CGEE foi representado por seu diretor-presidente, Fernando Rizzo, que fez uma apresentação institucional sobre a 5CNCTI e a comparou com a 4ª edição, realizada em 2010. “Da última vez, tivemos cerca de 20 estados que contribuíram, mas esse ano a previsão é que todos os estados participem”, lembrou Rizzo. “No momento, já estamos com mais de 180 eventos preparatórios e há mais 12 pedidos de conferências livres, então devemos chegar a mais de 200 eventos”.

Junto a Rizzo, estiveram presentes, também, a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa; o presidente da Faperj, Jerson Lima; e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Terra Cunha. Houve, ainda, uma mesa de debate sobre o estado da arte no Brasil e no mundo sobre tecnologias quânticas.

5CNCTI 

As conferências regionais, livres e temáticas são preparatórias para a 5CNCTI. As propostas debatidas nesses eventos serão consolidadas em recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030. O novo documento substituirá o de 2016-2023, que durante o encontro, também terá seus programas, planos e resultados analisados. 

A 5CNCTI será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), e conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. A conferência tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades do setor.