Notícias

Voltar

Escritório das Nações Unidas e CGEE promovem evento sobre Cooperação Sul-Sul

Evento

Escritório das Nações Unidas e CGEE promovem evento sobre Cooperação Sul-Sul

O Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (Unossc) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizarão o evento “Oportunidades e desafios da Cooperação Sul-Sul em bioeconomia, à luz do acordo de Paris e da Agenda 2030”. O encontro acontecerá em Buenos Aires, na Argentina, no dia 18 de março, e tem vagas limitadas.

A iniciativa é um evento paralelo à “Segunda conferência de alto nível das Nações Unidas sobre a Cooperação Sul-Sul – BAPA+40”, também realizada na capital argentina na mesma semana. As discussões terão como objetivo promover a troca de experiências no desenvolvimento e implementação de abordagens inovadoras para expandir o uso sustentável dos recursos de biomassa dos países em desenvolvimento, aumentando seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Além disso, serão discutidos os principais elementos da Cooperação Sul-Sul e triangular em bioeconomia, que darão lugar a uma série de debates durante este ano, e que serão consignados em uma publicação conjunta CGEE - Unossc. Esse documento será lançado na 25ª edição da Conferência das Partes (COP 25) da Convenção do Clima.

A Cooperação Sul-Sul é um amplo marco de colaboração entre os países do Sul nos campos político, econômico, social, cultural, ambiental e técnico. A parceria pode envolver duas ou mais nações em desenvolvimento, em bases bilaterais, regionais, intra-regionais ou inter-regionais. São compartilhados conhecimentos, habilidades, experiências e recursos para atingir as metas de desenvolvimento dos participantes, por meio de esforços conjuntos. Quando apoiada por um país desenvolvido ou uma organização multilateral, é empregado o termo Cooperação Sul-Sul e triangular.

Para realizar a inscrição no evento promovido pela UNOSSC e  pelo CGEE, acesse o site https://goo.gl/forms/JmW9d3c2seuw9JFs2 (versão em inglês) ou https://goo.gl/forms/X1BxpW9DN5e7AY523 (versão em espanhol).