Notícias

Voltar

Iesb e CGEE assinam acordo de cooperação técnica

Parceria

Iesb e CGEE assinam acordo de cooperação técnica

O Centro Universitário Iesb e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) assinaram, hoje (13), um acordo de cooperação técnica. O termo é voltado à realização de atividades como eventos, palestras, cursos, fóruns e workshops. No âmbito dessa parceria, será realizado o ciclo de debates “Café com Design”. A primeira edição da iniciativa acontecerá no dia 23 de maio, na sede do CGEE, em Brasília (DF). 

O encontro tem como objetivo promover a gestão do design como um veículo de inovação. Os eventos serão realizados semestralmente. A primeira reunião terá como tema “Design social”, abordagem direcionada ao desenvolvimento de produtos para a solução de problemas sociais e ambientais, de forma consciente, com foco nas necessidades da população. A temática considera, ainda, a responsabilidade do profissional de design com a sociedade. 

De maneira descontraída, o projeto pretende explorar as capacidades de inovação do design, como, por exemplo, na otimização do uso de um produto ou informação; nas políticas públicas, para um melhor atendimento ao cidadão; na promoção da acessibilidade de um produto ou serviço (design inclusivo); e na sustentabilidade.

Integrando a ciência, a tecnologia e a pesquisa à sociedade, o design se atenta às interfaces, ou seja, a zona intermediária entre o produto e o usuário. Nesse esforço, busca-se soluções para o melhoramento do serviço oferecido, aproveitando a criatividade e a transdisciplinaridade da área.

Diferentes instituições relacionadas com os temas estarão presentes a cada rodada do projeto. O Iesb tem como um dos seus representantes na iniciativa o coordenador de Design Gráfico da organização, o professor Marco Aurelio Lobo.