Notícias

Voltar

Implantação da plataforma InvestMCTI é destaque na 19ª SNCT

SNCT

Implantação da plataforma InvestMCTI é destaque na 19ª SNCT

O processo de criação e implantação da plataforma InvestMCTI foi destaque na programação de ontem (1º) da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, (SNCT), em Brasília (DF).  A plataforma InvestMCTI tem o objetivo de atrair investimentos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

Na apresentação, o coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (Sefip) do MCTI, Arthur Pullen Sousa, explicou  como foi a jornada de construção de uma nova estrutura financeira para a atração de investimentos e fomento à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). “Nos últimos quatro anos, a missão da Sefip foi mudar a matriz de financiamento para C,T&I no Brasil”, afirmou.

Segundo ele, todo esse trabalho resultou na estruturação de instrumentos financeiros para favorecer o ecossistema de C,T & I, como a plataforma InvestMCTI, além de instrumentos jurídicos que facilitam as parcerias público-privadas. “A plataforma é um ambiente virtual onde todo o público do ecossistema de ciência, tecnologia e inovações se encontra, incluindo empreendedores, pesquisadores, investidores e doadores”.

No final da apresentação, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos (Sefip) do MCTI, Marcelo Meireles, deu exemplos de como a plataforma já traz resultados. Segundo ele, algumas unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI já captam cinco vezes mais recursos da iniciativa privada do que de orçamento público, além de diversos projetos em andamento que estão custeados por empresas.

Oportunidades

A plataforma InvestMCTI foi desenvolvida em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao MCTI. O objetivo do sistema é atrair investimentos externos para projetos desenvolvidos nas instituições vinculadas ao ministério. Acesse a página pelo site https://invest.mcti.gov.br

A plataforma foi desenvolvida para que, de forma clara e objetiva, os investidores possam identificar oportunidades de parceria em um catálogo de projetos e pesquisas, que inclui projetos institucionais e projetos individuais de C,T&I. Além disso, os visitantes do portal poderão observar oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e todos os demais meios de incentivo e fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

SNCT

A 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre até o próximo domingo (4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).  A Semana tem o objetivo de mobilizar a população, em especial criança e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a edição deste ano da SNCT conta com mais de 100 estandes de todas as unidades de pesquisa vinculadas ao ministério, além de instituições públicas e privadas. A entrada é gratuita e a expectativa é receber cerca 5 mil visitantes por dia.

 

Serviço:

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” 

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF

Data: Até 4 de dezembro

Segunda-feira a sexta-feira: de 8h às 18h (quarta-feira até as 19h)

Sábado e Domingo: de 9h às 18h

Acompanhe a semana pelo Canal do Youtube do MCTI em https://www.youtube.com/@mcti

(Fonte: MCTI)