Notícias

Voltar

Inovação e sustentabilidade na mobilidade urbana é tema de webinar promovido pelo CGEE e a NTU

OICS

Inovação e sustentabilidade na mobilidade urbana é tema de webinar promovido pelo CGEE e a NTU

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), promoveram, na tarde de ontem (15), o webinar "Inovação e Sustentabilidade na Mobilidade Urbana". O objetivo do evento foi celebrar o contrato de cooperação entre as duas instituições. O encontro foi promovido pelo Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O contrato de cooperação entre o CGEE e a NTU tem como intuito fortalecer o observatório em uma das suas áreas de atuação, acelerando a sustentabilidade dos serviços de transportes urbanos no processo de replicação de soluções sustentáveis no contexto da mobilidade urbana. O papel do observatório nessa parceria é dar visibilidade às soluções de baixo custo que, de outra forma, não seriam disseminadas para o grande público, além de compartilhar soluções relacionadas à mobilidade mediante as experiências coletadas pela NTU.

Na abertura do evento, o presidente da NTU, Otávio Cunha, destacou a importância da discussão sobre o tema do webinar. “A sustentabilidade do transporte público será certamente bem-vinda e é importante construirmos isso juntos. Precisamos ampliar essa discussão com toda a sociedade para assim buscar as alternativas que se traduzam em benefícios àqueles que dependem de um transporte de qualidade”, afirmou. 

Ressaltando a relevância do acordo de cooperação, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, acrescentou que a NTU irá ajudar a encontrar soluções para o transporte urbano baseadas na ciência, no desenvolvimento tecnológico e na inovação. “As questões de mobilidade urbana estão em todo o território brasileiro, por isso essa discussão é do interesse de todos os atores no âmbito de municípios, estados e do Distrito Federal”, disse. 

O coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis pelo CGEE, Marco Lobo, apresentou algumas recomendações para o setor da mobilidade. Dentre elas, promover o uso e a ocupação do solo próximas às rotas do transporte coletivo. "Temos que pensar a questão dos vários ambientes das cidades", disse. 

Já o representante da NTU, Matheus Freitas, apresentou a frente de promoção da inovação criada pela instituição. "O setor sempre adotou tecnologia, mas agora o foco são os usuários do transporte coletivo" destacou. 

 

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) - O Oics consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. Respondendo aos grandes desafios urbanos, a iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento urbano.

 

CITinova - Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.

 

O webinar está disponível no canal do CGEE no YouTube. Para acessar, clique aqui.