Notícias

Voltar

INT e CGEE abordam tecnologias e políticas para o desenvolvimento de Cidades Sustentáveis

Sustentabilidade

INT e CGEE abordam tecnologias e políticas para o desenvolvimento de Cidades Sustentáveis

A crescente concentração de pessoas nas grandes cidades tem causado grande impacto socioambiental no Brasil e em todo o mundo. Essa urbanização não planejada, entre outros fatores, aumenta o consumo de energia, a produção de lixo, poluição das águas e emissões de gases de efeito estufa; além de intensificar problemas sociais de moradia, transporte, educação, saneamento básico e saúde pública. Na direção contrária a essa realidade, pesquisadores e gestores de políticas públicas têm fortalecido o conceito de cidades sustentáveis. 

Para ampliar o entendimento sobre o tema, o evento Quintas Sustentáveis Webinars reunirá nesta quinta-feira (6/05), às 16h, no link https://bit.ly/3aW7AXD, um olhar de especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sobre esse novo modelo de cidades.

Coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o designer Marco Lobo apresentará esta iniciativa desenvolvida pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente, e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), Porto Digital, Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF) e Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

“O Oics consiste em uma plataforma virtual para mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades.” – adianta Marco Lobo. 

Pelo INT, o coordenador de Planejamento Tecnológico, Maurício Monteiro, revelará como o Instituto vem desenvolvendo tecnologias relacionadas à sustentabilidade ao longo dos seus 100 anos. Responsável pela Coordenação que hoje centraliza estratégias de atuação em áreas de pesquisa do Instituto voltadas para o futuro, Monteiro também mostrará uma visão sobre vários projetos em curso no INT que se aplicam à redução do impacto ambiental das atividades urbanas. 

“O INT tangencia o tema cidades sustentáveis desenvolvendo hoje tecnologias relacionadas a captura de CO2 e controle de emissões veiculares, energia renovável, resíduos sólidos e economia circular, eficiência energética e materiais avançados para cidades inteligentes” – adianta Maurício Monteiro.

O debate será enriquecido ainda pela participação do arquiteto e urbanista Sérgio Povoa Pires, que coordenou o Núcleo de Ações Internacionais do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul da Fundação Getulio Vargas e atuou por 40 anos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que presidiu entre 2013 e 2016.

Pelo INT, participará o tecnologista Maurício Henriques Junior,  engenheiro químico doutor em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, que no INT liderou a área de Energia por 30 anos, atuando em temas ligados a combustíveis renováveis para o setor de transporte, GNV, projetos de eficiência energética e estudos de modelagem de cenários e avaliações técnico-econômicas de tecnologias para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa visando atenuar as mudanças climáticas.

O webinar será mediado pelo tecnologista Júlio da Silva, integrante da Comissão de Sustentabilidade do INT, que atua também como designer e pesquisador na Divisão de Design Industrial do Instituto.

Promovido pela Comissão de Sustentabilidade do  INT em conjunto com seus parceiros da  Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio, o ciclo Quintas Sustentáveis Webinars integra a série de eventos comemorativos dos 100 anos do Instituto, que incluem este ano a parceria com o CGEE.

Serviço
 

Quintas Sustentáveis Webinars: 

Data: 6/05 – quinta-feira

Horário: 16h

Tema: Cidades Sustentáveis

Palestrantes: 

Marco Lobo – Coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE. Mestre em Design graduado e pós-graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Design do Centro Universitário IESB, em Brasília, DF.

Maurício Monteiro – coordenador de Planejamento Tecnológico do INT. Doutor em engenharia de materiais e mestre em engenharia metalúrgica pela PUC-rio, graduado em engenharia mecânica pelo Cefet/RJ.

Debatedores:

Sérgio Povoa Pires – arquiteto e urbanista especialista em Planejamento Urbano pelo Deutsche Stiftung für Internationale Entwicklung (DSE), da Alemanha, e em Técnicas de Qualidade e Produtividade pela Japan International Cooperation Agency (Jica)/Japan Productivity Center, do Japão; e professor. Coordenou o Núcleo de Ações Internacionais do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE/FGV). Arquiteto e urbanista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), de 1976 a 2016, sendo presidente do órgão entre 2013 e 2016.

Maurício Henriques Jr. – tecnologista do Laboratório de Energia, na Divisão de Avaliações e Processos Industriais do INT. Engenheiro químico com Doutorado e Mestrado em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ. Chefiou a Divisão de Energia do INT por 30 anos, conduzindo projetos de eficiência energética e geração de energia a partir de fontes renováveis, com apoio de  agências como Finep, Faperj, GIZ, BID, Banco Mundial, IFC/Banco Mundial, SDC (Suíça) e com o Sebrae e empresas como a Petrobras e a CSN.

Mediação: Júlio da Silva – presidente da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) e chefe do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão, da Divisão de Design Industrial do INT.

Organização: Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em parceria com a Rede Sustentabilidade ReciclaPorto Rio / Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

Acesso: https://bit.ly/3aW7AXD