Notícias

Voltar

Luciana Santos assume como primeira ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

MCTI

Luciana Santos assume como primeira ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

A atualização dos valores das bolsas de pesquisa e a inclusão de mulheres na ciência. Essas são algumas das prioridades destacadas pela nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A primeira titular da pasta da CT&I assumiu o cargo em solenidade realizada ontem (2), em Brasília (DF). Diversas autoridades como parlamentares, ministros do governo federal, reitores de universidades e comunidade científica participaram da cerimônia. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) foi representado na ocasião pelo diretor-presidente, Fernando Rizzo. 

A engenheira elétrica afirmou que irá trabalhar incansavelmente para que a ciência, tecnologia e inovação sejam pilares do desenvolvimento nacional. Para isso, um dos focos será a atualização das bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A ministra destacou a importância das universidades para o desenvolvimento nacional como lugares de produção de conhecimento. Nesse sentido, ela afirmou que se empenhará na construção de políticas públicas para atrair o interesse e viabilizar o acesso dos jovens às universidades e institutos de pesquisa, assegurando que meninas e mulheres tenham seus espaços nas carreiras científicas e tecnológicas. "As bolsas de pesquisa não podem ser tratadas como esmola e, sim, como investimento no futuro do país. Não podemos admitir a evasão de talentos", disse Santos. 

Durante a solenidade, o ex-ministro Paulo Alvim agradeceu pela oportunidade de compor a pasta e contou um pouco da sua trajetória dentro do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele ressaltou a relevância de poder passar o bastão do ministério para a primeira titular mulher. Nesse contexto, ele lembrou da primeira presidente a assumir a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader. "Nós precisamos disso, de mais mulheres na ciência, na tecnologia, no empreendedorismo inovador para agregar valor e gerar riqueza, atuar na solução dos problemas da sociedade brasileira. Esse é o papel da ciência e tecnologia, construir um futuro de desenvolvimento inclusivo e sustentável", afirmou Alvim. 

Sobre a nova ministra 

Natural do Recife, Luciana Santos é engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, eleita em 2018. Luciana também presidiu o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (1995-1996); foi deputada estadual de Pernambuco (1997-2000); prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos (2001-2008); secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2009-2010) e deputada federal por dois mandatos consecutivos (2011-2018).