Notícias

Voltar

MCTI apresenta o projeto "Galáxia da Ciência Brasileira"

Ciência

MCTI apresenta o projeto "Galáxia da Ciência Brasileira"

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”. O objetivo é resgatar os principais notáveis e realizações que contribuíram para a ciência brasileira nesses últimos dois séculos. O projeto foi construído com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entidade vinculada ao MCTI.

Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vincula das apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos.

O projeto, iniciado como uma divulgação online, será transformado em outros produtos como um site interativo, um livro comemorativo e a programação para um evento presencial no final do ano. A estratégia deste projeto contou com a participação de várias as vinculadas desde o início com sugestões de cientistas e notáveis.

As galáxias são um complexo sistema de estrelas em um meio interestelar de gás e poeira, e um, importante, mas insuficientemente conhecido, componente apelidado de matéria escura. Metaforicamente, os fatos, eventos e cientistas brasileiros são as “estrelas” da Galáxia da Ciência de nosso País.

A série de conteúdos nas redes faz referência à galáxia a partir de um contexto que remete ao espaço interestelar. Os textos explicam a história, importância e participação das principais personalidades na história da ciência brasileira.

Os desafios que a sociedade impôs à ciência na extensão temporal dos 200 anos, no Brasil, são imensos em quantidade e complexos em sua origem. Um país continental, formado por seis biomas distintos, como a Amazônia, já determinaria dificuldades na eleição de seus principais temas de pesquisa.

Soma-se a esse fato a evidência de que cada região implicou e implica trajetórias diferentes na produção e distribuição de alimentos, na construção de caminhos de integração, no combate às doenças, no controle ou mitigação dos efeitos dos fenômenos naturais, seja em espaços urbanos ou rurais, entre muitos outros desafios.

Acompanhe as redes sociais do MCTI e conheça o projeto!

Fonte: MCTI