Notícias

Voltar

Milhares de pessoas acompanharam webinários sobre ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade promovidos pelo CGEE

Balanço 2020

Milhares de pessoas acompanharam webinários sobre ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade promovidos pelo CGEE

A pandemia de coronavírus criou novas necessidades, prioridades e comportamentos no cotidiano da grande maioria das pessoas. Ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), trouxe um importante desafio: manter as rotinas de trabalho de forma remota, assegurando o cumprimento dos prazos planejados no cenário anterior à pandemia. Em 2020, o Centro promoveu mais de 50 eventos virtuais. Somente no ciclo de palestras na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, promovido em novembro pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o CGEE contou com a participação de mais de 20 mil pessoas em suas transmissões pela internet.

Mesmo com as recomendações de distanciamento social, o Centro continua a seguir sua linha de ação que foca na disseminação de informação em ciência, tecnologia e inovação.  Desde março, os eventos promovidos pelo CGEE estão acontecendo de forma remota, por meio de webinários. Design, Soluções baseadas na Natureza, energia sustentável, bioeconomia e defesa civil foram alguns dos assuntos que reuniram centenas de pessoas para debates em diferentes reuniões online.

O projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), desenvolvido pela Coordenação Geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo CGEE, foi um dos grandes destaques deste ano. O CGEE promoveu, em abril, a primeira oficina online sobre o tema, com o objetivo de incentivar a discussão de propostas para a execução e a operacionalização de um observatório na área no Brasil. A temática também foi debatida em um segundo webinar, que ocorreu em agosto, com o intuito de articular atores para ampliar a discussão sobre bioeconomia e a sua definição conceitual vigente no país.

Em um terceiro webinar, realizado em outubro, especialistas de diversos países se encontraram online em uma mesa de diálogos. O evento pretendia abordar a importância de dispor de uma estratégia de CT&I para bioeconomia e quais as possíveis soluções para contornar os desafios no tema, além de os principais investimentos e iniciativas dos países da América Latina na área.

O CGEE também esteve envolvido na elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MDR) e o Banco Mundial, os webinários aconteceram em maio e em agosto, com o objetivo de promover o debate acerca do tema e envolver diferentes agentes na discussão. A temática está inserida no projeto “Elementos para Elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, demandado pelo Banco Mundial ao CGEE.

Celebrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu em junho, o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com o CGEE e a Fluxus Design, realizou o primeiro webinar “Grupo de atores de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no Brasil”. A conferência online deu continuidade às discussões do 3º Seminário Internacional sobre SbN, que foi desenvolvido pelo MCTI e pelo Centro, em março deste ano. O webinar teve uma segunda edição, que aconteceu em julho.

O tema foi abordado, ainda, no webinar "Soluções baseadas na Natureza para um mundo pós-pandemia", que ocorreu em julho. O encontro teve como objetivo articular atores na discussão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da inovação na implementação de um novo paradigma ambiental que compatibilize os modelos de crescimento econômico com sustentabilidade.

O MCTI e o CGEE estiveram juntos no desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inovação. Para isso, foram realizadas oficinas online durante os meses de agosto e setembro, discutindo temas como fomento à inovação; cultura de inovação e visão empreendedora; e bases tecnológicas para a inovação. Os encontros buscavam delinear iniciativas estratégicas e metas para a Estratégia Nacional de Inovação, contando com a contribuição da sociedade.

Outro grande destaque foi o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo MCTI. O CGEE firmou um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e, para celebrar, foi promovido, em outubro, um webinar sobre mobilidade e sustentabilidade. Além disso, o projeto lançou sua nova plataforma no início de novembro, em um webinar que contou com a participação de 150 espectadores.

O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (MNCTI), evento promovido pelo MCTI, também adaptou a sua programação ao ambiente online. Na oportunidade, o Centro apresentou o seu trabalho para os espectadores por meio da realidade virtual criada no jogo CGEE+. Os assessores técnicos da instituição promoveram palestras sobre sustentabilidade, tecnologia e inovação, além do lançamento da publicação "Lei de Informática: desafios e oportunidades para apoio ao setor de TIC no Brasil".

O webinar “Big push energético: impulsionando a inovação em energias limpas no Brasil” apresentou ao público os quatro relatórios resultados do projeto Energy Big Push (EBP). Promovido pelo CGEE, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Internacional de Energia (IEA), o encontro online teve como objetivo discutir as implicações das principais descobertas e os próximos passos para continuar aprimorando os subsídios para o futuro da inovação em energia limpa.

O Centro promoveu, ainda, um webinar para o lançamento da edição especial da revista Parcerias Estratégicas sobre cidades sustentáveis, além de cinco resumos executivos produzidos pela equipe do projeto Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). A edição da revista apresenta onze artigos sobre o tema, produzidos no Brasil e em países europeus, evidenciando os benefícios das SbN como alternativas aos desafios enfrentados globalmente e que são relacionados aos efeitos das mudanças climáticas.