Notícias

Voltar

Morre Evando Mirra, presidente do Conselho de Administração do CGEE

NOTA DE FALECIMENTO

Morre Evando Mirra, presidente do Conselho de Administração do CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebe com grande pesar a notícia do falecimento do professor Evando Mirra de Paula e Silva, ocorrido nesta sexta-feira, 15 de junho, em Belo Horizonte (MG), onde o corpo está sendo velado. Mirra presidia o Conselho de Administração do Centro, desde agosto de 2017, e foi também o primeiro presidente da instituição, de 2002 a 2005.

Entre outras importantes contribuições a este Centro, ele conduziu a difícil tarefa de inserir o CGEE nas atividades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), no início da década de 2000, estabelecendo, por meio de sua atuação, relações duradouras da nossa instituição com o Sistema.

Entre os integrantes da direção do CGEE e no conjunto de seus colaboradores, ao longo dos mais 17 anos de história deste Centro, deixa inúmeros amigos e admiradores e a certeza de que sua ausência será sentida no cotidiano das atividades da casa.

O CGEE reconhece o esforço e é imensamente grato ao Dr. Evando Mirra, em razão de sua decisão de assumir a condução do Conselho de Administração desta instituição, mesmo em condições frágeis de saúde. Nesse período à frente do Conselho, a lucidez e o peso de suas intervenções resultaram em importantes subsídios para o bom andamento das atividades do Centro. Seu trabalho na casa permanecerá como inspiração para os que continuam no CGEE.

Trajetória

Em sua trajetória ímpar no ambiente do SNCTI e entre inúmeras contribuições relevantes para a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e a Educação, o professor Evando Mirra de Paula e Silva foi vice-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 1990 a 1994. Foi, ainda, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Leia mais sobre a trajetória do professor, no site da UFMG. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.