Notícias

Voltar

Oficina de Fomento à Inovação é promovida pelo MCTI

Inovação

Oficina de Fomento à Inovação é promovida pelo MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu, ontem (4), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o primeiro encontro do ciclo de oficinas temáticas sobre inovação. O objetivo das reuniões é articular atores da sociedade na construção da Estratégia Nacional de Inovação, que pretende coordenar temas e desafios comuns a esse processo. 

O primeiro evento debateu o"fomento à inovação". Na ocasião, os participantes abordaram o desafio do investimento público e privado nesse setor. Ao longo da tarde, a oficina reuniu mais de 80 participantes, que representam instituições governamentais, empresas, organizações da sociedade civil, financiadores, academia, instituições de ciência e tecnologia e startups. 

O MCTI foi representado pelo secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, e pelo secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle, Marcelo Meirelles. “Estamos iniciando hoje o segundo ciclo do processo de implementação da Política Nacional de Inovação, que começou ano passado com a participação das pessoas que estão aqui presentes e em um processo cada vez mais de engajamento”, destacou Alvim. 

Os participantes foram divididos em quatro grupos paralelos para a discussão sobre as quatro diretrizes de fomento à inovação. O momento foi oportuno para o diálogo entre os diferentes agentes, resultando uma reunião de ideias diversas e o início da construção de iniciativas para a Estratégia Nacional de Inovação. 

Os grupos abordaram os seguintes temas: a otimização da alocação de recursos governamentais; o aumento da participação do setor privado nos investimentos em inovação; e o incentivo do uso de recursos privados para chamadas públicas de incentivo à inovação. 

 

Estratégia Nacional de Inovação 

A Estratégia Nacional de Inovação pretende construir objetivos, metas e cenários desejáveis para a inovação no país, além de considerar os riscos e as ações mitigadoras. “O monitoramento e a avaliação dessa política são elementos fundamentais”, afirma a assessora técnica do CGEE, Verena Hitner. Com duração até 2030, a iniciativa considera diagnósticos específicos sobre os temas transversais, que tratam dos desafios à inovação do país.