Notícias

Voltar

Oics participa de fórum para desenvolvimento urbano sustentável

Oics

Oics participa de fórum para desenvolvimento urbano sustentável

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), uma iniciativa do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), está presente no Fórum UrbanShift América Latina, evento realizado pelo World Resources Institute (WRI), apoiada pelo Global Environment Facility (GEF) e liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Com foco em discussões relacionadas à mitigação e adaptação climática e na colaboração para o financiamento de iniciativas que moldam as cidades do futuro, o fórum deste ano teve início ontem (16), em Belém (PA), com a cerimônia de abertura e vai até sexta-feira (19), no dia da conclusão do evento. 

Reunindo representantes políticos e técnicos seniores de cidades e países participantes, o encontro oferece um espaço para a troca de conhecimentos relacionados a cidades mais verdes e resilientes. O Oics, como uma plataforma comprometida com o mapeamento e a divulgação de soluções inovadoras para os desafios urbanos, reconhece que participar dessas discussões é essencial para estimular os gestores municipais a incorporar a sustentabilidade no planejamento urbano.

Durante esses quatro dias, o fórum contará com uma variedade de atividades, incluindo plenárias de abertura, sessões paralelas, workshops, cursos da Academia de Cidades e visitas de campo. O UrbanShift visa promover o planejamento e o desenvolvimento urbano integrado em mais de 23 cidades da Ásia, África e América Latina, e é implementado em parceria com o World Resources Institute, C40 Cities, Iclei - Governos Locais para a Sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento.