Notícias

Voltar

Oics promove debate sobre acessibilidade

Oics

Oics promove debate sobre acessibilidade

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), na próxima quarta-feira (11), às 10h, o “Webinar de Acessibilidade e Cidades Sustentáveis.” O objetivo do evento é sensibilizar os gestores públicos e a sociedade de que as cidades devem olhar para a diversidade de sua população.

O debate é realizado em função de uma pesquisa organizada pelo observatório sobre soluções que existem para as cidades brasileiras voltadas à acessibilidade. O estudo mapeou iniciativas que serão inseridas na plataforma do Oics. O líder do projeto pelo CGEE, Marco Lobo, destaca a necessidade de se pensar no desenvolvimento das cidades a partir da sustentabilidade econômica, social e ambiental. "Ou seja, um tripé que envolve inclusão e impacto social,” afirma. 

A programação conta com a participação do empreendedor social Jaques Haber. Ele é sócio fundador da iigual, consultoria especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e head de Impacto da EqualWeb, startup de tecnologia em acessibilidade digital capaz de transformar qualquer site em um ambiente acessível e inclusivo. 

O debate também recebe a jornalista e repórter do Fantástico, da TV Globo, Flávia Cintra. A convidada trabalhou como consultora da novela "Viver a Vida", que teve a personagem Luciana (Alinne Moraes) baseada em sua história. É coautora do livro Maria de Rodas, que reúne relatos sobre a experiência da maternidade entre mulheres cadeirantes. Fundadora do Centro de Vida Independente (CVI) Santos e do Instituto Paradigma, organização que representou no comitê ad hoc criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para elaboração do conteúdo da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Encerrando a mesa, participa o fundador do Coletivo Vida Independente, consultor na Ame (organização da sociedade civil), especializado em acessibilidade, inclusão e políticas públicas, Marco Pellegrini. O palestrante é matemático e pós-graduado em tecnologia assistiva. Foi secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos. 

O evento será transmitido às 10h pelo canal do CGEE no Youtube. 

 

Sobre o Oics

O Oics, desenvolvido pelo Centro no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.