Projetos

Voltar

Subsídio para a criação do Programa de Centros de Desenvolvimento Regional

Ícone do projeto

Subsídio para a criação do Programa de Centros de Desenvolvimento Regional

Objetivo

O Projeto CDR/MEC/CGEE – Subsídio para a criação do Programa de Centro de Desenvolvimento Regional é um estudo demandado pela Secretaria de Educação Superior  do Ministério da Educação (Sesu/MEC) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Sua finalidade é articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.


Para conseguir transformar o aparato técnico-científico das instituições de educação superior no Brasil em ativo do desenvolvimento, a Sesu/MEC lançará, até o final do ano de 2018, a proposta do Programa Nacional de constituição de Centros de Desenvolvimento Regional.


Por meio de metodologia dirigida, cinco projetos pilotos já estão sendo colocados em prática e monitorados. Estes pilotos formam a base de experimentação com vistas à consolidação do Programa em 2019.


Até lá, a ideia é apoiar, nessas bases territoriais, a constituição dos CDR, enquanto espaços privilegiados de discussão e validação de agendas de desenvolvimento, por meio de processos participativos.


O aparato científico e tecnológico regional, com apoio da Sesu/MEC e de outras instituições do sistema de educação e CT&I das bases federal e estadual, experimentará as agendas de desenvolvimento, consolidadas em Carteiras de Projetos e validadas pelos Fóruns de atores locais.

 

Alvos

Quatro alvos guiam a construção do Programa:

  • Promover processos de desenvolvimento baseados em conhecimento, ao estimular o desenvolvimento de competências locais, agregar valor à produção e explorar vantagens competitivas de cada região;
  • Apoiar a inovação baseada em ciência e tecnologia (C&T), aumentando sua aderência às escolhas, ações e iniciativas de desenvolvimento regional;
  • Desenvolver uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento regional, orientada por um sistema de planejamento, monitoramento e avaliação;
  • Inspirar um sistema de governança compartilhada entre os atores políticos e sociais regionais, além de promover o envolvimento das partes interessadas.

 

Parceiros

São parceiros neste projeto:
  • Instituições de educação superior (IES);  Instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT); professores; pesquisadores; e estudantes;
  • Sociedade civil organizada; associações de produtores e empresas; entre outras representações da base da sociedade;
  • Governo Federal; Estados; e Municipios.

 

Mapas de conhecimento à disposição dos CDR

No auxílio aos processos participativos construídos no âmbito dos CDR, que homologam suas respectivas Carteiras de Projetos, assim como à estruturação do Programa Nacional CDR, o CGEE e a Sesu/MEC disponibilizam um conjunto de ferramentas e de informações, a partir de mapas de conhecimento. Dentre os quais, se destacam: o Mapa dos Arranjos Produtivos Locais/Brasil; Mapa da Dinâmica Regional; Mapa de Mestres e Doutores; entre outros elencados na figura ao lado.

 

Equipe CGEE

Diretor Supervisor

Antonio Galvão

Coordenação

Betina Ferraz

Equipe

Sofia Daher

José Roberto de Lima

Jackson Maia

Adriana Vilela

Alessandra Brandão

Tomaz Carrijo

Rayany Santos

Carlson Oliveira

Carlos Duarte

 

O que são os CDR?

vídeo

 

Unidades CDR

– Campina Grande (PB) - links

– Campanha (RS) - links

– Sudoeste Paulista (SP) - links

Dowloads:

 

Publicações

Marco Inicial - Projeto CDR MEC CGEE

Guia para lançamento das experiências piloto de Centros de Desenvolvimento Regional – Projeto CDR MEC CGEE

 

Eventos

Seminário Internacional

Rumo ao desenvolvimento sustentável: dos marcos globais às agendas regionais

 

Programa do evento

Filmagem do evento no dia 08

Filmagem do evento no dia 09