Notícias

Voltar

Presidente do CGEE debate inovação industrial na Alemanha

Debates

Presidente do CGEE debate inovação industrial na Alemanha

Para explorar as implicações socioeconômicas das tendências tecnológicas em todo o mundo e as melhores práticas de inovação industrial, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, participa, hoje (26) e amanhã, do workshop "Disruptive Structural Change: Do We Have Innovative Policy Responses?". O encontro, na Alemanha, trará as perspectivas do Brasil, da Europa e da América Latina sobre o assunto.

O evento unirá dois domínios tecnológicos que até o momento são usados paralelamente por duas comunidades de pesquisa: as mudanças revolucionárias na produção tecnológica causada por uma nova onda de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as tecnologias sustentadas pela transformação verde e descarbonização do crescimento econômico. Essas duas tendências trazem mudanças disruptivas com implicações sociais de grande alcance.

Para Laplane, o debate internacional não deve ser mais concentrado sobre a necessidade da política de inovação, mas sim sobre como desenhar e implementar intervenções da maneira mais eficiente possível. "O desafio é trabalhar colaborativamente com as partes interessadas para superar falhas de coordenação e incentivar atores do mercado para que sugiram soluções inovadoras", afirma.

O presidente foi convidado para participar de um painel que trata de inovação e desenvolvimento e o papel das políticas públicas. Junto a representantes da Alemanha e da Argentina, Laplane debaterá sobre as maneiras de fomentar a inovação nos países, considerando a coordenação entre instituições públicas e privadas, a coordenação intragovernamental e formas de fazer com que o esforço de apoiar a inovação seja mais eficiente.

"Há uma percepção na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)  e na Alemanha de que o Brasil, nesses últimos anos, desenvolveu políticas muito originais. Essas propostas são convergentes com algumas das iniciativas promovidas na Europa e na América Latina. No workshop, estes representantes querem ter um conhecimento mais detalhado de como as políticas foram desenhadas e como é a sua aplicabilidade em outros contextos", destaca o presidente.

O workshop vai promover uma plataforma para discutir algumas das políticas de inovação emergentes e proporcionar um debate entre quem cria essas políticas e pesquisadores da Europa e América Latina sobre interesses comuns e diferenças de estratégias para cada região e país. O objetivo é estimular o aprendizado mútuo.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.