Notícias

Voltar

Presidente do CGEE modera painel em seminário sobre prospecção estratégica

Seminário

Presidente do CGEE modera painel em seminário sobre prospecção estratégica

Para discutir experiências nacionais e internacionais sobre como os governos têm implementado a abordagem prospectiva, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa do seminário "Iniciativas em prospecção estratégica governamental no Brasil". O evento ocorreu na manhã e tarde de hoje (27), na residência oficial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos (RJ) e foi realizado pela rede Brasil Saúde Amanhã.

O presidente do Centro, Mariano Laplane, abriu o evento junto ao presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Em seguida, participou como moderador do primeiro painel, que tratou de experiências nacionais e internacionais em prospecção tecnológica governamental. "O Brasil precisa de educação de qualidade, e este consenso é o que foi nos empurrando para frente. Agora, precisamos encontrar os caminhos para realizar, no setor Saúde, o que os brasileiros precisam e demandam", afirmou Laplane.

O painel contou com a participação da assessora técnica do Centro, Mayra Juruá, que falou sobre a experiência do CGEE na coordenação de projetos estratégicos ao processo de desenvolvimento nacional. “Não fazemos estudos de futuro apenas para antever cenários, mas sobretudo para compreender melhor o presente e inferir quais as políticas públicas necessárias para intervir na realidade, entendendo melhor os riscos e oportunidades de cada decisão”, explicou Juruá.

Os participantes também debateram cenários prospectivos de planejamento governamental de médio e longo prazo no Brasil, prospecção estratégica para novas abordagens de política industrial e análise de experiências internacionais em fronteiras tecnológicas e estratégias nacionais de desenvolvimento.

O encontro trouxe representantes da Fiocruz, da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Ipea), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Universidade de São Paulo.

O segundo painel tratou dos desafios da prospecção estratégica para o desenvolvimento e a política social e trouxe discussões sobre prospecção estratégica na iniciativa Brasil Saúde Amanhã, sobre o enfoque territorial no planejamento de médio prazo no Brasil, sobre a centralidade nos estudos territoriais para organização da atenção à saúde e sobre cenários prospectivos para as políticas sociais brasileiras nas próximas décadas.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.