Notícias

Voltar

Projeto CHSALLA compõe programação de um dos principais eventos de sociologia do país

Sociologia

Projeto CHSALLA compõe programação de um dos principais eventos de sociologia do país

O projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes (CHSALLA) será pauta no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, um dos principais eventos da área, realizado pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). O encontro ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 9 a 12 de julho. A mesa sobre o CHSALLA será promovida durante o penúltimo dia do congresso.

O estudo das CHSALLA é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Intitulada “Perfil das Ciências Humanas: os pesquisadores, as pesquisas e as fontes de financiamento”, a mesa que discutirá o projeto será composta pela vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral; pela coordenadora da pesquisa no CGEE, Mayra Juruá; e pelo presidente do FCHSSA, Mario Cezar Leite. Além de apresentar a pesquisa, serão divulgados alguns resultados preliminares do estudo.

De acordo com Juruá, a discussão terá como foco a área da sociologia que, de acordo com a coordenadora, foi um campo bem explorado pelas análises do CHSSALLA. Apesar da exibição prévia de algumas informações da pesquisa durante a realização da mesa, o lançamento do projeto ocorrerá na 71ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Nós vamos apresentar alguns dados relativos ao perfil dos pesquisadores, falar sobre as teses de doutorado defendidas entre 2006 e 2016 e tentar dar um panorama geral das CHSALLA, sem interferir no que divulgaremos na Reunião Anual da SBPC. É uma prévia mais voltada para a sociologia”, afirma Juruá. 

Além disso, a coordenadora ressalta que o Congresso é uma oportunidade de convidar os participantes a explorar a discussão dos dados gerados pelo projeto e trocar experiências. “É, de certa forma, um convite para as áreas refletirem sobre si mesmas a partir dos dados que nós organizamos. O aprimoramento das políticas públicas de apoio à CT&I passa pelo diálogo entre a análise das áreas sobre si mesmas e as necessidades e objetivos estratégicos do país”, diz. 

Sobre o projeto

O objetivo da iniciativa é aprimorar as políticas públicas relacionadas às CSSHALA e destacar a sua importância para desenvolvimento científico e tecnológico do país. O diagnóstico possui dois eixos principais. O primeiro visa a traçar os perfis dos acadêmicos, das pesquisas e suas fontes de financiamento. O outro busca relacionar esse panorama com as políticas públicas de CT&I. O planejamento do projeto prevê que, ao longo do segundo semestre, os resultados sejam debatidos com a comunidade científica a fim de contribuir com o auto-conhecimento das 26 áreas e construir perspectivas de futuro para a ciência brasileira.