Notícias

Voltar

Projeto Repensar a Metrópole realiza rodada de seminários no Distrito Federal

Webinar

Projeto Repensar a Metrópole realiza rodada de seminários no Distrito Federal

Realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o projeto "Elementos Técnicos em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planejamento de Grandes Regiões Metropolitanas”, promoveu, neste ano, encontros virtuais com moradores e representantes comunitários de regiões administrativas do Distrito Federal. Os eventos contemplaram as cidades satélites de Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Recanto das Emas, Gama e São Sebastião.
 
Esse ciclo de atividades, ocorrido entre janeiro e março, contemplou entrevistas com as lideranças desses territórios, a fim de identificar os principais temas de interesse dos cidadãos para o planejamento e desenvolvimento socioeconômico dos espaços urbanos nos quais vivem. O público participante contou com especialistas nos temas que estão sendo trabalhados, gestores públicos com experiências bem sucedidas no Brasil e no exterior, acadêmicos com interesse em áreas de gestão pública e empreendedores locais. 
 
Os debates aconteceram em doze grupos de regiões administrativas do Distrito Federal, o que auxilia na consolidação das diversas metodologias e ferramentas que vêm sendo empregadas para envolver os atores sociais e capturar deles quais são as principais questões a serem consideradas pelos gestores públicos. 
 
Para o assessor técnico do CGEE e coordenador do projeto, Gilson Spanemberg, o que se percebeu durante os encontros foi o engajamento de lideranças locais. “Diversas ideias propostas foram selecionadas e priorizadas pelos cidadãos nos 45 seminários virtuais. A  partir de agora, serão traduzidas em projetos e soluções que dialoguem com a realidade de cada região, com auxílio de ferramentas e abordagens de impacto socioambiental e desenvolvimento econômico", afirma.
 
Os resultados iniciais desse conjunto de seminários indicam as principais necessidades, aspirações e ideias de futuro identificadas num espectro amplo de percepções dos cidadãos. “Quanto maior a diversidade de participantes da cidade, mais ampla serão as indicações coletadas,” destaca o coordenador. 
 
Repensar a Metrópole
 
O projeto "Elementos Técnicos em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planejamento de Grandes Regiões Metropolitanas” visa identificar ações de estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. Para isso, reúne elementos que orientam a formulação de políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana.  
 
Como etapa inicial para a execução do projeto, foi planejado e organizado um conjunto de seminários para abordar dez eixos temáticos que compõem uma visão ampla de políticas públicas para regiões metropolitanas. Intitulada "Repensar o DF 2030", a atividade foi conduzida entre os meses de maio e julho de 2020, em parceria com a empresa NucleoTec.