Notícias

Voltar

Projeto reúne comunidades para discutir sobre inovação e acolhimento no cenário da pandemia

Seminário

Projeto reúne comunidades para discutir sobre inovação e acolhimento no cenário da pandemia

Existe uma máxima que diz que as crises geram muitas oportunidades. Na pandemia, não foi diferente. O seminário Repensar o Agora reunirá comunidades do Distrito Federal para conversar sobre o cenário que o Brasil e o mundo enfrentam em virtude da Covid-19. O encontro será realizado no próximo dia 15 de abril e poderá ser acompanhado nas plataformas digitais. Link de inscrição: https://forms.gle/dGSPpU8rxsX3ECmx5

O objetivo é levar à população informações seguras sobre a pandemia e propor uma reflexão conjunta sobre os impactos da atual crise na vida profissional, pessoal e emocional de cada cidadão. A conversa será conduzida pela professora de filosofia Lúcia Helena Galvão e pelo empreendedor social Fábio Silva, do movimento Transforma Brasil.

Lúcia Helena abordará em sua fala a saúde emocional e psicológica das pessoas durante o amplo período de distanciamento social. Já Fábio Silva falará sobre como o empreendedorismo pode dar suporte a quem está profissionalmente desamparado.

O encontro está sob a coordenação do professor Wilson Nobre. Professor da FGV-SP, diretor do Núcleo de Tecnologia Avançada e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Nobre tem ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação, Design Thinking e Teoria U.

O evento integra o projeto Repensar a Metrópole e é conduzido pelo  Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que, desde 2020, promove encontros remotos com lideranças locais e já passou por dezenove “cidades-irmãs” (Regiões Administrativas) do DF, com apoio da Universidade de Brasília (UnB), da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Perfil dos palestrantes

Lúcia Helena Galvão

É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 31 anos na instituição é uma das palestrantes mais antigas e ativas.

Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Na internet é um fenômeno das redes sociais. Somente no Youtube acumula mais de 50 milhões de visualizações em suas palestras.

Fábio Silva

Formado em Administração de Empresas, Fábio é empreendedor social e tem 43 anos. Fundou o Transforma Brasil, plataforma digital que conecta instituições e voluntários. Essa atuação vem sendo replicada em países como Chile, Portugal e Angola, e do Porto Social, incubadora de negócios de transformação social sediada no Recife. Trata-se da primeira agência nacional de incentivo ao voluntariado.

Sobre o Repensar o DF - Construir cidades mais conectadas com os anseios da população e estimular o desenvolvimento de tecnologia e inovação a partir da criação de um planejamento de longo prazo. A região metropolitana do Distrito Federal foi escolhida como ambiente de referência do projeto para o debate de temas mobilizadores de futuras proposições de políticas públicas.

A iniciativa, inédita, promoveu seminários e diálogos em dezenove regiões administrativas para, junto com a população, entender quais são as prioridades para cada uma delas nos próximos dez anos.

A partir dos encontros, os participantes se uniram para propor soluções e formatar mais de 40 projetos nas áreas de saúde, segurança, educação, cultura & lazer, preservação ambiental, infraestrutura urbana, desenvolvimento social e comercial, entre outros.

Ao todo, mais de 1000 pessoas estiveram envolvidas no programa, que além de ouvir os moradores, formata projetos e os leva até um grupo de especialistas que está montando um plano de desenvolvimento para que o Distrito Federal sirva de modelo para todo Brasil.

Serviço:

Seminário gratuito Repensar o Agora

15 de abril

19h30 às 21h30

Zoom e Youtube

Participações: Lúcia Helena Galvão e Fábio Silva

Mais informações

Projeto Repensar o DF: (61) 99405-1717 (Bruna Serra)