Notícias

Voltar

Publicações lançadas pelo CGEE reforçam Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Estudos

Publicações lançadas pelo CGEE reforçam Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Cumprindo a missão de promover estudos e pesquisas prospectivas de alto nível e subsidiar processos de tomada de decisão, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou, em 2020, relevantes publicações que abordam as áreas de ciência, tecnologia e inovação e educação. Diagnóstico das áreas humanas, Soluções Baseadas na Natureza, Marco Legal da informática e o panorama da pós-graduação são alguns dos temas pesquisados pelo CGEE que conectam o Brasil aos assuntos em discussão no mundo.

Os livros, produzidos por diferentes coordenações do Centro, buscam difundir informações, experiências e projetos à sociedade e resultam de ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

Mesmo em um momento da pandemia da Covid-19, o CGEE manteve a sua produção e as suas atividades, cooperando com o desenvolvimento do país. Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas contribuições da instituição: 

Ciências Humanas Aplicadas

O “Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil” traz um quadro geral sobre os pesquisadores de 26 áreas do conhecimento no país; o perfil da produção científica nesses setores e fontes de financiamento; além de uma análise sobre a convergência entre as CHSSALLA e os temas estratégicos para o desenvolvimento nacional. 

A pesquisa usou bases de dados públicas e analisou a produção científica de mais de 67 mil pesquisadores, incluindo quase 50 mil teses de doutorado. O trabalho foi financiado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (Sepef) do MCTI, conduzido pelo CGEE, sendo idealizado pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA), entidade que representa 54 associações e sociedades científicas.

Soluções baseadas na Natureza

A edição especial da revista Parcerias Estratégicas, organizada pelo CGEE, apresenta onze artigos sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN) produzidos no Brasil e em países europeus, evidenciando os benefícios das SbN como alternativas aos desafios enfrentados globalmente e que são relacionados aos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, a publicação traz uma entrevista exclusiva com o embaixador da Comissão Europeia no Brasil, Ignacio Ybánez. 

Mestres e Doutores no Brasil

O estudo “Brasil: Mestres e Doutores 2019” sistematiza informações estatísticas sobre os pós-graduados que obtiveram seus títulos no Brasil entre os anos de 1996 e 2017. Os dados inéditos são de um estudo lançado pelo CGEE. Também são apresentadas informações sobre as características do emprego formal no período 2009-2017 exercido pelos indivíduos que compõem a população formada pelos mestres e doutores titulados neste período.

O trabalho revela, ainda, uma significativa desconcentração na formação e no emprego dos titulados entre as regiões brasileiras.

Lei de Informática

Durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Centro realizou o lançamento dos dois volumes sobre a  Lei de Informática. O primeiro, intitulado “Lei de Informática: resultados, desafios e oportunidades para o setor de TIC no Brasil – Volume 1 – Anais do seminário Resultados da PD&I no setor brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, reflete os debates ocorridos em seminário promovido pelo então MCTIC, destacando o impacto da lei em empresas e instituições de Pesquisa e Desenvolvimento. 

Já o segundo volume,  “Lei de Informática: resultados, desafios e oportunidades para o setor de TIC no Brasil – Volume 2 – Contribuições ao aprimoramento da política para o setor de TIC no Brasil,"  traz os resultados de um estudo conduzido pelo CGEE sobre o tema, à pedido do MCTIC. A iniciativa contou com a participação de importantes especialistas e pesquisadores do país. 

As publicações destacam que o marco legal teve papel determinante no fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico para o setor de TIC e de inovação digital, garantindo a sua manutenção.

Resumos executivos - Sustentabilidade

Na área de cidades sustentáveis, o CGEE lançou, ainda, dois resumos executivos. Os livros trazem contribuições de especialistas sobre “Mecanismos de suporte às energias renováveis no Brasil” e “Soluções em mobilidade”.

O primeiro estudo apresenta a necessidade de tecnologias que permitam a geração de energia renovável e limpa, que não sejam associadas aos GEEs (gases de efeito estufa). A segunda publicação busca soluções endereçadas para os problemas atuais da mobilidade, contemplando cidades de todos os tamanhos.

Outras publicações coordenadas pelo CGEE também podem ser acessadas nas páginas dos projetos: https://www.cgee.org.br/projetos