Notícias

Voltar

Revista 29 horas cita estudo de Mestres e Doutores do CGEE em reportagem

Mestres e Doutores

Revista 29 horas cita estudo de Mestres e Doutores do CGEE em reportagem

A edição nº100 da revista mensal 29 Horas, distribuída nas salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Congonhas, traz uma reportagem sobre a importância do investimento em qualificação e expansão de competências no mundo profissional.  No texto, é citado o estudo “Mestres e doutores 2015: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira” do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A reportagem apresenta a informação, coletada na pesquisa do Centro, de que quase 75% dos doutores e 65% dos mestres titulados no Brasil estavam empregados em 2014. Esse dado reforça a importância do investimento em educação no mercado corporativo. Confira a matéria:

Portas Abertas

Expansão de competências, atualização, reinvenção, da carreira, networking e autoconhecimento entram no pacote de bônus dos programas de educação

É o golfista Tiger Woods o autor da máxima: “Eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar dez horas por dia”. Pura verdade. É muito raro existir sucesso sem treinamento e dedicação. No mercado corporativo o investimento em educação também tem se tornado essencial. Seja um MBA, ideal para quem quer alavancar a carreira executiva, ou um mestrado, ótimo para os que têm pretensões acadêmicas ou preferem se aprofundar em alguma área do conhecimento, é importante mergulhar no aprendizado e no estudo.

O mercado prossegue com a tendência de valorizar mais os profissionais com maior formação. Em 2014, de acordo com estudos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), quase 75% dos doutores e 65% dos mestres titulados no Brasil estavam empregados.

Os estudos mais recentes da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mostram que os cursos de mestrado e doutorado no país têm crescido significativamente: aumentou em 25% o número de programas em quatro anos. O sistema avançou de 3.337 para 4.175 programas entre 2013 e 2016. Também houve um aumento de 77% no número de cursos de mestrado profissional.

Esse boom de ofertas de educação executiva pode confundir os candidatos – hoje há programas para todos os tipos de perfis, desejos e bolsos. Os especialistas em carreira recomendam analisar cuidadosamente o corpo docente, o currículo proposto, as certificações, a metodologia, a infraestrutura da escola, a posição dos ex-alunos (como eles estão no mercado de trabalho) e a carga horária, entre outros quesitos.

Confira a matéria na íntegra, a partir da página 38, no link.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.