Notícias

Voltar

Sedec/MDR e Banco Mundial realizam primeiro webinar para a elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Sedec/MDR e Banco Mundial realizam primeiro webinar para a elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

A área de defesa civil do país tem como um dos principais desafios a integração de políticas públicas voltadas para uma gestão articulada. É o que analisa o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves.

O secretário fez uma apresentação temática durante o webinar realizado ontem (28), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MDR), em parceria com o Banco Mundial. O evento faz parte do projeto que prevê a construção do "Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil". 

O webinar contou com a participação de cerca de 100 pessoas e teve como objetivo levantar elementos para a elaboração dessa proposta, assim como fortalecer a articulação dos atores federais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec). Os participantes da conferência virtual, além de outros atores do sistema, receberão uma consulta estruturada para fornecer as suas contribuições. A ideia é que o plano seja construído de forma colaborativa.

O secretário citou alguns dos últimos desastres enfrentados pela pasta, como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), o derramamento de óleo nas costas brasileiras e a pandemia do novo coronavírus. Ele explicou que o conceito de desastre consiste em um evento adverso, natural ou provocado pelo homem, sobre um ambiente vulnerável.

De acordo com Alves, para lidar com essas adversidades, é necessária a integração dos atores do Sindpec. “Precisamos da capacidade e conhecimento de todos para alcançar uma gestão de risco eficaz”, afirmou. “Queremos um sistema funcionando sem protagonismo, com cada parte se enxergando dentro do sistema. Não acredito em hierarquia, mas em gestão unificada”, concluiu o secretário.

Alves também esclareceu que um dos intuitos da reunião, a primeira de uma série de encontros que irão colaborar com o desenvolvimento do plano, é o de consolidar a visão de que a defesa civil é mais do que um órgão. “É um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, destinadas a evitar ou minimizar os efeitos dos desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social”, afirmou. 

Colaboraram com as discussões do evento, ainda, a diretora de Articulação e Gestão da Sedec, Karine da Silva Lopes, e o especialista em Gestão de riscos de Desastres do Banco Mundial, Frederico Pedroso. Na abertura do encontro, Pedroso citou as possibilidades de contribuições da instituição para o projeto. Ele lembrou, ainda, do fato de que a pandemia atual é um evento que afeta, pela primeira vez, todo o território nacional. “Acredito que a gestão de riscos de desastres irá passar por uma grande reconfiguração”, destacou.