Notícias

Voltar

Seminário debate experiências de diversas cidades no tema Soluções baseadas na Natureza

Debates

Seminário debate experiências de diversas cidades no tema Soluções baseadas na Natureza

Teve início hoje (9), em Brasília (DF), o II International Seminar on Nature based Solutions (NBS): promoting urban nature for more resilient cities. O evento é realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a União Europeia, por meio do Programa Diálogos Setoriais, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Local Governments for Sustainability (Iclei). O encontro conta com o apoio do governo do Distrito Federal. 

Na ocasião, o representante do Iclei, Rodrigo Perpétuo, destacou a importância do seminário para fazer avançar um conceito de desenvolvimento mais contemporâneo, alinhado com os atuais tratados internacionais. De acordo com ele, o mundo hoje passa por duas inflexões. 

“Uma delas é a sustentabilidade. A novidade no sistema internacional é que, agora, o poder local participa, com mais vigor, não só dos processos de implementação dessas agendas, mas também dos arranjos para que esses acordos possam, de fato, ganhar um nível de aceleração tão necessário no seu processo de chegada aos territórios”, disse. 

Já o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências do MCTIC, Savio Raeder, ressaltou a importância da mesa de abertura do seminário reunir diversos ministérios em torno do tema Soluções baseadas na Natureza. Além disso, ele lembrou que o MCTIC tem dedicado atenção especial aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

“Essa é uma agenda que é uma prioridade absoluta, que nos traz uma perspectiva de longo prazo. Ela vai promover tudo o que a ciência e tecnologia pode apoiar no alcance da sustentabilidade”, afirmou. 

Durante a abertura, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, afirmou que o seminário é uma oportunidade para debater como as cidades podem propor soluções para os seus desafios, a partir de exemplos de possibilidades trazidas por fenômenos biológicos que, somados ao desenvolvimento tecnológico, olhem para o homem e o meio ambiente de forma equilibrada. 

“Acho que é muito importante partirmos de uma visão de mundo que tem na natureza padrões a serem observados e utilizados. Obviamente, tendo o conhecimento produzido pela ciência e tecnologia como grande parceiro desse processo”, destacou. 

A iniciativa dos Diálogos Setoriais, instrumento de cooperação entre o Brasil e a União Europeia, foi representada na abertura pelo representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Marcos Ricardo dos Santos. Ele relatou alguns dos projetos apoiados pela parceria. No que diz respeito ao tema Soluções baseadas na Natureza, Santos destacou a importância de o país incorporar as experiências de sucesso. 

“Nós estamos com a missão de apoiar e trazer essas iniciativas de forma transversal para o governo como um todo, porque esse não é um tema único dos ministérios aqui envolvidos. Ele tem que permear todas as políticas do governo brasileiro”, ponderou. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.