Notícias

Voltar

Seminário debate impactos da crise global nos processos de desenvolvimento

Aviso de Pauta

Seminário debate impactos da crise global nos processos de desenvolvimento

Será realizado, de 2 a 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), o seminário “O futuro do desenvolvimento”. O evento é organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em conjunto com a Redesist do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O seminário reunirá acadêmicos do Brasil e do exterior, além de representantes do governo federal com a proposta de debater os impactos que a crise global vai trazer nos processos de desenvolvimento de países emergentes, como o Brasil e os demais integrantes dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul).

Entre os participantes, a economista Maria da Conceição Tavares; o presidente do CGEE, Mariano Laplane; o representante da Academia de Ciências Chinesa, Liu Xielin; o professor da Universidade de Massachusetts (EUA), William Lazonic; o embaixador Samuel Pinheiro; e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Sarti. A palestra magna do evento tem como tema “O futuro do desenvolvimento e novas políticas” e será proferida pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O objetivo principal do seminário é pensar o desenvolvimento, em um período de crescente financeirização da economia, de aprofundamento da crise global e de redefinição dos espaços geopolíticos. Os desdobramentos da ascensão dos Brics no cenário internacional também estarão em pauta.

Durante o debate, serão discutidas as implicações desse cenário para a formulação de políticas e novas formas para estimular o desenvolvimento. As mesas abordarão temas como: A crise global e suas ramificações; A crise global e a sustentabilidade socioambiental; O futuro do desenvolvimento: a dimensão macroeconômica; e Universidade, conhecimento e desenvolvimento territorial.

O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas neste link.  



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.