Notícias

Voltar

Tecnologias de apoio ao Planejamento Urbano Integrado é tema de capacitação promovida pelo CGEE

Oics

Tecnologias de apoio ao Planejamento Urbano Integrado é tema de capacitação promovida pelo CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o webinar "Tecnologias de apoio ao Planejamento Urbano Integrado". O objetivo do evento foi promover o uso das tipologias, indicadores e dados geobiofísicos que facilitam a análise do contexto das cidades e as soluções encontradas, de modo a fortalecer o desenvolvimento sustentável dessas regiões. 

Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, apontou que o fomento da sustentabilidade nas cidades brasileiras é um tema relevante para a instituição. "As ferramentas do observatório buscam contribuir com gestores públicos na questão do planejamento urbano para o desenvolvimento local e regional. São várias instituições públicas e privadas que vêm trabalhando para a sustentabilidade nos municípios e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, uma questão cada vez mais global", afirma.

O CGEE desenvolve o Oics no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e gestão da ONU Meio Ambiente; com a parceria do Instituto Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF). A coordenadora técnica do CITinova, Angelica Griesinger, afirmou durante o evento que as ferramentas do observatório precisam estar disponíveis para os municípios. "Para trazer facilidades na gestão e no desenvolvimento, em busca da qualidade de vida das populações", destacou.

A assessora técnica do CGEE, Monique Pinheiro, apresentou as tipologias disponíveis nessa plataforma. Essa ferramenta é baseada em estudos dos tipos de territórios que compõem o Brasil, com base em uma vasta coleção de indicadores, dados geográficos e índices, que qualificam as cidades a partir de suas características sociodemográficas e ambientais, relacionando-as aos temas da sustentabilidade para que o usuário encontre a solução mais adequada para sua localidade.

As tecnologias dão suporte aos gestores públicos no planejamento das cidades, difundindo soluções sustentáveis para problemas urbanos. Essa esquematização é fundamentada em seis temas, que são: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. 

Apresentando os painéis do Oics, o assessor técnico do Centro, Yuri Cesar, destacou que a ferramenta auxilia, ainda, no planejamento urbano integrado e está disponível para qualquer usuário. São dados e indicadores específicos para os municípios brasileiros. Para oferecer uma melhor experiência de navegação nesse rol diversificado de informações, o observatório desenvolveu uma ferramenta SIG Web, em software livre, que potencializa a consulta e exploração dos conteúdos das tipologias e soluções de forma integrada. Você pode acessá-la clicando aqui

Para conferir a apresentação das ferramentas, assista ao webinar, que está disponível no canal do CGEE no YouTube.