Notícias

Voltar

Tecnologias Quânticas foram discutidas pela Fapesp dentro das reuniões preparatórias da 5CNCTI

5CNCTI

Tecnologias Quânticas foram discutidas pela Fapesp dentro das reuniões preparatórias da 5CNCTI

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizou nesta segunda-feira (08), a conferência temática “Ciência e Tecnologias Quânticas”. O evento, que acontece no auditório da Fapesp, em São Paulo, faz parte das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) que acontece de 04 a 06 de junho, Brasília. 

O debate contou com mesas diversas como: O Brasil no Mapa das Tecnologias Quânticas; Empresas de Tecnologias Quânticas;  e Formação de Competências Quânticas. A Conferência Temática buscou colher recomendações para 5CNCTI a fim de contribuir com o desenvolvimento da Ciência e das Tecnologias Quânticas no Brasil, além de inserir a sociedade brasileira na discussão sobre a temática, seu impacto e a relevância das emergentes Tecnologias Quânticas. 

O secretário geral-adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes participou do evento e explanou sobre a importância da 5ª conferência acontecer após um hiato de 14 anos. “Tecnologias quânticas é um exemplo de como o Brasil chegou na hora certa. Não estamos atrasados. Estas são palavras de especialistas. É um lugar onde podemos dar exemplo”, disse ele.

Representando a Fapesp, o diretor-administrativo da Fapesp, Fernando Menezes, falou sobre a importância do encontro. “Consideramos esta iniciativa de absoluta estratégica e prioridade. Temos nos dedicado nos últimos anos, com a organização de especialistas presentes e o resultado dessa iniciativa em 2020 gerou relevante estratégia para o setor no país”, lembrou. 

A secretária de Políticas e Programas Estratégicos – SEPPE/MCTI, Márcia Barbosa também esteve presente no evento e coordenou uma mesa. O chefe do departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, Armando Morado Ferreira, Marcelo Terra Cunha e Gustavo Wiederhecker (professores Unicamp) e coordenadores da conferência estiveram presentes na abertura do evento.