Notícias

Voltar

Reunião debate o uso eficiente da água na agricultura

Agricultura

Reunião debate o uso eficiente da água na agricultura

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, na sexta-feira (26), a reunião “Consulta às Lideranças Rurais sobre os Aspectos Relacionados com a Gestão da Água na Agricultura”. O objetivo do encontro foi promover uma conversa aberta entre representantes de órgãos governamentais e líderes rurais sobre o uso eficiente dos recursos hídricos. 

 

A reunião contou com a participação do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que integra o Conselho de Administração do CGEE; de representantes da Agência Nacional das Águas (ANA); do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Além deles, líderes rurais de Cristalina (GO) também foram convidados para o debate.

 

O momento foi oportuno para os representantes dos órgãos governamentais ouvirem as demandas principais dos líderes rurais, que também debateram a importância da irrigação na atividade agrícola. “Quando temos a oportunidade de um olhar mais comunitário para aqueles problemas, soluções novas podem surgir. Nós acreditamos muito nesse processo de cooperação e estamos extremamente abertos a essas conversas”, afirmou a assessora da área de administração da ANA, Beatrice Valle. 

 

A participação da academia foi relevante para identificar maneiras de, por meio da extensão, levar o conhecimento universitário para a rotina dos trabalhadores rurais, apontando caminhos que diminuam os impactos desse problema. 

 

O presidente do CGEE, Marcio Miranda, destacou a importância da reunião ao promover o diálogo entre os representantes de órgãos governamentais e os líderes rurais. O próximo passo é sintetizar os pontos levantados e encaminhar as principais questões para o alto nível de tomada de decisão. “Tem um sentido de urgência por trás do que estamos fazendo. Nós vamos realizar outras reuniões como essa em alguns outros polos e tentar organizar a melhor síntese dessas possibilidades para dar os encaminhamentos concretos”, ressaltou.