Ações da casa

Voltar

Bate-papo da Casa recebe especialista para debater novos hábitos em distanciamento social

Bate-papo da Casa.

Bate-papo da Casa recebe especialista para debater novos hábitos em distanciamento social

“Precisamos estabelecer momentos em que levamos em conta nossa humanidade”. Essa foi uma das mensagens da consultora organizacional Fabiana Santos, que participou do Bate-papo da Casa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na última sexta-feira (17). No encontro, a convidada ofereceu contribuições sobre como lidar com as mudanças de hábitos decorrentes do distanciamento social.

A especialista comentou sobre a necessidade de adaptações na rotina diante dessa nova situação. “Nós ainda estamos vivenciando um processo de aprendizagem. Estamos aprendendo diante do novo, do inesperado”, destaca Santos. De acordo com ela, novas habilidades estão sendo requeridas com o teletrabalho e, para o seu melhor funcionamento, precisam ser criadas, individualmente, facilidades, esquemas e processos pessoais de organização.

Segundo a especialista, os recursos tecnológicos disponíveis atualmente facilitaram a transição do trabalho para o meio online. “Nós fomos lançados para uma nova situação e, coincidentemente, tínhamos os recursos para enfrentá-la da maneira que estamos encarando”, explica, fazendo referência às plataformas de contato virtual, de planejamento e de webconferências.

Um dos assuntos abordados pela consultora foi a otimização de tempo. “Em situações normais, poderíamos falar sobre otimização, mas não estamos vivendo essa condição”, considera. Ela explica que o termo faz alusão tanto à disposição pessoal quanto a métodos, técnicas e ferramentas de organização. Porém, a especialista destaca que o momento não é de exigência máxima. “Temos que diminuir um pouco o grau de exigência porque o novo já demanda de nós o suficiente”, considera.

Santos aponta algumas dicas práticas para lidar com a ansiedade existente com a situação de distanciamento. Alguns exemplos são: estabelecer momentos do dia para se movimentar; reconhecer a inquietação, para conseguir gerenciá-la; e abaixar o patamar de exigência própria. “Existia um acordo da coletividade em que tudo tinha um ritmo, então, novos acordos precisam ser feitos. Individualmente, podemos estabelecer alguns limites que reconheçam essas nossas necessidades”, avalia. 

Bate-papo da Casa

O Bate-papo da Casa é uma iniciativa do Centro que busca proporcionar a confraternização entre os colaboradores e, além disso, o compartilhamento das novidades dos projetos e ações do CGEE. O encontro ocorre periodicamente na sede da instituição e, nesse período, manteve sua continuidade no ambiente virtual. Dessa vez, o evento contou com uma especialista para instigar o diálogo sobre questões atuais. Fabiana Santos é mestre em administração, especialista em gestão de pessoas, autora, coach, palestrante, facilitadora e conteudista.