Ações da casa

Voltar

CGEE lança campanha virtual para divulgar projetos institucionais

Institucional

CGEE lança campanha virtual para divulgar projetos institucionais

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou uma campanha virtual para divulgar os projetos realizados pela instituição. São vídeos que contam com a apresentação dos coordenadores das ações realizadas pela organização. A proposta da área de comunicação integrada é divulgar as iniciativas do CGEE de forma mais acessível para o público. Os vídeos serão divulgados nas redes sociais do Centro.

A ideia é fortalecer a linha de ação do Centro “Disseminação de Informação de CT&I”. Os dados e informações, públicos e privados, são os principais insumos para os trabalhos conduzidos pelo CGEE. A sua aquisição, tratamento, visualização e disseminação são constitutivos da atuação do Centro na melhoria da qualidade da tomada de decisão associada a temas estratégicos de interesse nacional na área de CT&I. 

Nesse contexto, são realizadas, ainda, as atividades de editoração e disseminação dos principais resultados obtidos pelo CGEE vinculados aos trabalhos produzidos no âmbito das suas Linhas de Ação e áreas nodais de atuação, sendo elas: Estudos, Análises e Avaliações; Articulação; Apoio Técnico à Gestão Estratégica do SNCTI; e Desenvolvimento Institucional. 

A série começa com a divulgação de quatro iniciativas, com a participação dos coordenadores dos projetos  “Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil”, Mayra Juruá; “Observatório de Inovação para as Cidades Sustentáveis (Oics)”, Marco Lobo; e "Elementos Técnicos em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planejamento de Grandes Regiões Metropolitanas”, Gilson Spanemberg; 

 

Ciências Humanas Aplicadas

O “Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil” traz um panorama sobre os pesquisadores de 26 áreas do conhecimento no país; o perfil da produção científica nesses setores e fontes de financiamento; além de uma análise sobre a convergência entre as CHSSALLA e os temas estratégicos para o desenvolvimento nacional. 

A pesquisa usou bases de dados públicas e analisou a produção científica de mais de 67 mil pesquisadores, incluindo quase 50 mil teses de doutorado. O trabalho foi financiado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (Sepef) do MCTI, conduzido pelo CGEE, sendo idealizado pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA), entidade que representa 54 associações e sociedades científicas. Para acessar o vídeo clique aqui.

 

Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para as Cidades Sustentáveis (Oics) surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link. 

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas. Acesse o vídeo neste link.

 

Repensar a Metrópole

O projeto "Elementos Técnicos em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planejamento de Grandes Regiões Metropolitanas” visa identificar ações de estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. Para isso, reúne elementos que orientam a formulação de políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. 

O projeto tem como ambiente de referência o Distrito Federal, mais especificamente as regiões administrativas de Planaltina, Gama, Taguatinga, São Sebastião, Recanto das Emas, Sobradinho, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Vicente Pires, Jardim Botânico, Águas Claras e Samambaia. Em 2021, um conjunto de seminários virtuais, composto por sete encontros online, está sendo realizado com representantes dessas regiões. O vídeo está disponível neste link

 

Grande Impulso de Energia 

A iniciativa Grande Impulso Energia ou Energy Big Push (EBP) Brasil nasceu a partir da convergência de motivações e de esforços sinérgicos nas atividades de seus parceiros que permeiam os temas da inovação, do desenvolvimento sustentável, da transição energética e da cooperação internacional. Ela é conduzida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Acompanhe o vídeo neste link.

 

 

Acompanhe a campanha e assista os vídeos nas plataformas do Centro no Youtube, Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter