Ações da casa

Voltar

CGEE lança cartilha sobre combate e prevenção ao assédio

CGEE lança cartilha sobre combate e prevenção ao assédio

 
A coordenadora jurídica, Roberta Capelotto, apresentando a cartilha aos colaboradores.  
Fonte: Ascom/CGEE  

Pensando em discutir e afastar possíveis situações de assédio no local de trabalho, a Coordenação Jurídica do CGEE, por solicitação da diretoria, desenvolveu a cartilha “Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual”. O documento é um guia que apresenta definições de assédio, como identificá-los e quais medidas  tomar. O evento de lançamento do material ocorreu às 11h de ontem (30) na sala 1, com transmissão via Google Meets para os colaboradores que não puderam estar presencialmente.

 

A coordenadora jurídica, Roberta Capelotto, fez a apresentação da cartilha e destacou os seus principais objetivos. “A cartilha faz parte das ações que contemplam o Programa de Integridade do CGEE, que teve início em novembro de 2022, com a constituição do Comitê de Integridade, responsável por acompanhar a implementação do programa. Ela tem teor orientativo e visa prevenir e combater o assédio moral e sexual no âmbito do CGEE. Ela se aplica a todos os colaboradores, aos conselheiros e à diretoria e tem por objetivo esclarecer sobre os temas de assédio e promover a conscientização coletiva de respeito e harmonia no nosso ambiente de trabalho”.

 

O diretor-presidente do Centro, Fernando Rizzo, falou sobre a importância de enxergar o lado humano dos colegas de trabalho. “Nós criamos o ambiente em que estamos, toda a atmosfera que transpiramos é produzida pelas pessoas que aqui frequentam. O famoso “gentileza gera gentileza" é um dizer muito sábio, simples e tem funcionado. Gostaria que cada um de nós, ao olhar um colega, veja uma figura humana digna de respeito, a quem deve consideração e tratamento com a maior dignidade possível”, disse.

 

O diretor Ary Mergulhão destacou que a ideia é abrir espaço para o diálogo. “Não vamos conseguir escrever numa cartilha tudo que precisamos prevenir. O que precisamos colocar na cabeça é que a nossa ideia é conviver melhor. A cartilha abre espaço para que a gente converse mais. Não é para fazer denúncia, é para ter acolhimento. A cartilha é viva e sugestões são mais do que bem-vindas, mas mais do que sugestões, precisamos de diálogo e estamos sempre abertos a isso”.

 

O diretor administrativo financeiro, Carlos Fortner, participou remotamente e comentou sobre decisões da diretoria  sobre a iniciativa. “É fundamental que o ambiente de trabalho seja um ambiente sadio, produtivo e que as relações interpessoais sejam as mais profissionais e respeitosas possíveis. Essa iniciativa da cartilha faz parte do Programa de Integridade, em que logo mais vamos contratar uma assessoria. É um programa de 18 meses, bastante completo e tivemos uma apresentação deles nessa semana, saímos muito satisfeitos com o que eles propõem a implementar na casa. É um avanço para o CGEE e isso vai trazer uma maturidade organizacional maior para a instituição. E mais do que isso, cria-se, entre os colaboradores, uma oportunidade de, se tiver um problema de assédio, poder procurar alguma instância”, afirmou.

 

O dirigente solicitou para que todos estejam atentos e engajados no processo de mudança cultural. “Nós também somos responsáveis pela construção de um ambiente de trabalho saudável, harmônico, e, acima de tudo, respeitoso. Por isso,  convido vocês a fazerem a leitura da cartilha.”, finalizou Capelotto.

 

A cartilha já está disponível na intranet. Você também pode acessá-la pelo QR Code abaixo: