Ações da casa

Voltar

Colaboradores do CGEE participam de workshop sobre Exploração de Dados e Visualização de Informação

Workshop

Colaboradores do CGEE participam de workshop sobre Exploração de Dados e Visualização de Informação

Os colaboradores do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participaram, nesta quinta-feira (13), de um workshop comandado pela equipe do projeto “Exploração de Dados e Visualização da Informação (EDVI)”. O objetivo foi apresentar as funcionalidades de ferramentas e protótipos de aplicações em ciência de dados que estão sendo desenvolvidos pelo Centro e que podem aprimorar projetos em Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento foi aberto a todos os funcionários da instituição. 

“Como trata-se de um processo dinâmico e pensado a partir das demandas e particularidades de cada tipo de análise, pretendemos realizar encontros como este para disseminar e aprimorar as soluções encontradas para sua aplicação e aproveitamento em diferentes projetos e setores do Centro que tenham interesse”, explicou o assessor técnico do CGEE e coordenador do projeto, Jackson Maia. 

A diretora do CGEE, Regina Silverio, destacou o diferencial que essas ferramentas trazem para o trabalho desenvolvido pela instituição. “A questão da visualização é extremamente importante. Não estamos só entregando documentos ou relatórios, algo estático que envelhece rapidamente, estamos entregando um ambiente de análise, de forma atrativa e com fácil usabilidade”, afirma. 

A programação do evento contou com, além das apresentações sobre as ferramentas, um amplo espaço para discussão com os demais colaboradores. Desta forma, a equipe poderá planejar ou agendar eventos de treinamento, assim como, entender novas demandas e direcionar as ações do projeto para atender as necessidades e propor soluções úteis para outras iniciativas e setores do CGEE. A partir de demandas dos participantes, a intenção é realizar outros workshops para aprofundar conceitos e aplicações, desenvolver e apresentar soluções futuras para problemas relacionados à análise de dados.

A expectativa do CGEE é aprimorar os processos de trabalho e contribuir para o aumento da sinergia entre as diversas equipes com compartilhamento dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das ferramentas e novos métodos associados. “Além disso, é natural que, seja pela necessidade de eventuais adaptações desses métodos para novos contextos, seja pela oportunidade de conversar sobre questões metodológicas, tenhamos novas demandas e desafios. Isso é sempre bem-vindo para uma equipe que gosta de implementar soluções matemáticas e computacionais (algoritmos) para resolver problemas práticos”, esclareceu Jackson.