Ações da casa

Voltar

Setembro amarelo: CGEE promove diálogo entre colaboradores e especialista sobre saúde mental no home office

bate-papo

Setembro amarelo: CGEE promove diálogo entre colaboradores e especialista sobre saúde mental no home office

 

O bate-papo da Casa, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ocorreu nessa sexta-feira (04) com uma programação especial, em razão da campanha Setembro Amarelo. Dessa vez, o encontro contou com a participação da médica, psiquiatra e coordenadora do Ambulatório de Transtornos do Humor do Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB/UnB), Monique Scalco, para discutir o tema saúde mental.  

O evento é realizado quinzenalmente pelo Centro com o objetivo de integrar os seus colaboradores, além de promover um espaço de compartilhamento de informações sobre as atividades do CGEE. Com o distanciamento social, a prática manteve continuidade, e esse momento de integração foi transferido para o ambiente virtual.

A novidade da versão online é, eventualmente, a participação de especialistas para a conversa. A convidada do último bate-papo é especialista em terapia junguiana, observeship no Depression Evluation Service da Columbia University e TA na Harvard School of Public Health. No encontro, Scalco ofereceu contribuições sobre o desenvolvimento saudável das práticas do home office.

“A nossa relação com o trabalho pré-isolamento dita muito como será o trabalho remoto”, explica Scalco. A psiquiatra lembra que o hom

e office não é uma prática nova, e que a estabilidade física e mental podem colaborar com a produtividade. “O trabalho em casa exige coisas diferentes do presencial. Precisamos de uma demanda maior de concentração”, afirmou. 

A coordenadora comentou, ainda, sobre temas como stress ocupacional, burn out e rotina de trabalho. “A rotina de casa é um microuniverso de previsibilidade. Você consegue ter uma sensação de controle. Se você tem horários certos, isso entra em um fluxo fisiológico”, disse. Para ela, ações institucionais são um exemplo de boas práticas em prol da saúde mental dos funcionários. “São super importantes e precisamos valorizar essas iniciativas”, destacou. 

Setembro Amarelo

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realizam a campanha do Setembro Amarelo desde 2014. Seu objetivo é promover a prevenção de suicídios, dando destaque a questões relacionadas à saúde mental. Para saber mais, acesse: https://www.setembroamarelo.com/.