Clippings

Voltar

4ª Conferência Nacional de C&T começa em busca de visão de futuro

Jornal da Ciência

4ª Conferência Nacional de C&T começa em busca de visão de futuro

26/05/2010

Evento voltado para debater os rumos da política científica foi aberto na manhã desta quarta-feira, dia 26, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende

Para o ministro Rezende, o Brasil tem hoje condições de fazer planejamentos de longo prazo, objetivo maior da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), voltada para a elaboração de um projeto de política de Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

"Vencemos a etapa de contar migalhas e podemos agora olhar para o futuro", discursou Rezende, na abertura do evento, que se estenderá até sexta-feira, dia 28, referindo-se indiretamente ao aumento dos investimentos públicos em pesquisa.

Antes de olhar para o futuro, porém, Rezende reconheceu os avanços do passado recente. "Viemos de uma década de grande evolução", disse, fixando como marco inicial dessa evolução a criação dos Fundos Setoriais - que ofereceram "receita legal e formal" para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) - e destacando o "sucesso" do Plano de Ação para Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010) nos últimos quatro anos.

O mote de "olhar para o futuro" ao longo dos três dias de debates em Brasília foi introduzido na cerimônia de abertura da 4ª CNCTI pelo secretário-geral do evento, Luiz Davidovich. Para ele, o desafio é sair das discussões com um projeto ambicioso. Porém, a conferência deve ser encarada como ponto culminante. "A conferência não se inicia hoje nem termina na sexta-feira", discursou Davidovich.

O trabalho preparatório foi citado tanto por Davidovich quanto pelo ministro Rezende. Mais atrás, ele inclui as edições anteriores da CNCTI. Mais recentemente, destacam-se as conferências regionais (cinco), as reuniões estaduais (14, informou Rezende) e seminários preparatórios.

Após os debates desta semana em Brasília, o trabalho segue na consolidação do documento de propostas, intitulado "Livro Azul".

Participaram também da mesa de abertura o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias; o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; a presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lucia Melo; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), René Bareira; presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges; e o secretário de C&T do Distrito Federal, Divino Valério Martins, representando o governador Rogério Rosso.

Inscritos

A 4ª CNCTI, que segue até sexta-feira, 28, recebeu 5.229 pedidos de inscrição, dos quais 3.706 foram aceitos.

(Vinicius Neder, do Jornal da Ciência)


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.