Clippings

Voltar

A ciência no olhar dos brasileiros

Jornal da Ciência

A ciência no olhar dos brasileiros

20/07/17

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), aproveitou o público presente na 69ª Reunião Anual da SBPC para lançar o livro “A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil – 2015” que reúne os resultados de uma ampla enquete que buscou conhecer a percepção dos cidadãos do país sobre o tema. Sobre a importância da publicação, a presidente da SBPC declarou no prefácio do livro, “o levantamento de dados apresentado merece ser aplaudido por ajudar a compor uma série histórica sobre o que o brasileiro pensa a respeito da ciência e da tecnologia e, com isso, possibilitar leituras comparativas pertinentes ao tema”. “A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros” compõe uma série histórica de enquetes sobre a percepção pública de C&T feitas no Brasil. As anteriores foram realizadas em 1986, 2006 e 2010.

Encomendada pelo MCTIC, a pesquisa ouviu cerca de dois mil jovens e adultos em todas as regiões do país. Alguns aspectos investigados foram o interesse em ciência e tecnologia, grau de acesso à informação, avaliação da cobertura da mídia sobre o tema, opinião sobre cientistas e o papel da C&T na sociedade. “

A equipe de produção e análise dos dados contou com a participação do vice-presidente e presidente eleito da SBPC, Ildeu Moreira. “Eu acho que os cientistas e divulgadores da ciência devem ler o livro para saberem o que o conjunto da população brasileira pensa sobre ciência e sobre os cientistas, para saber quais os espaços de ciência que elas visitam ou não visitam e porque. É um aprendizado importante para todos nós”, disse.

Esse é um tipo de pesquisa que possibilita quebrar tabus, como por exemplo, o de que o brasileiro não se interessa por ciência”, afirmou Luisa Massarani, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz e coordenadora da RedPOP. Outro resultado destacado por ela mostra que o esforço de divulgação tem tido resultado. “Por exemplo, detectamos que o volume de visitação nos museus triplicou, desde a última enquete”, conta.

De acordo com a publicação, os brasileiros concordam, em sua maioria, que a ciência e a tecnologia estão tornando a vida das pessoas mais confortável, acreditam ainda que a pesquisa é essencial para a indústria, que os governantes devem seguir, pelo menos em parte, as orientações dos cientistas e que a C&T pode contribuir para a redução das desigualdades sociais no país.

“Os resultados mostram que os brasileiros respeitam, valorizam e têm interesse em ciência, mas ao mesmo tempo, confirmam que ainda existe um hiato entre a produção científica e a população”, afirmou Mariano Laplane, presidente do CGEE. Para ele, é necessário encontrar uma linguagem para comunicar melhor o que é ciência. Um dos caminhos para encurtar essa distância, segundo Ildeu Moreira, é melhorar a comunicação de ciência nas escolas.

Ainda de acordo com Moreira, tanto a SBPC como o CGEE vão trabalhar para disseminar os resultados da pesquisa. Além da versão impressa, o livro pode ser baixado diretamente do site do CGEE (https://www.cgee.org.br/). “Nós detectamos que a população tem uma visão clara sobre a importância da ciência e sobre a necessidade de recursos, que existem setores fundamentais que precisam de maiores investimentos. Se boa parte de nossos políticos e gestores de alto escalão tivesse a percepção média da população, a ciência e tecnologia teria muito mais valorização do que tem hoje e talvez não estivéssemos passando por um quadro tão grave em termos de orçamento como o que estamos vivendo atualmente”, finalizou.

Por Patricia Mariuzzo, para o Jornal da Ciência


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.