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Brasil lançará marca nacional de biotecnologia

iG - Último Segundo

Brasil lançará marca nacional de biotecnologia

27/04/2010

Com o selo BrBiotec Brasil, setor pretende unificar ações e fortalecer participação brasileira no exterior


A indústria brasileira de biotecnologia lançará em maio uma marca setorial que as representará no exterior. A BrBiotec Brasil será anunciada durante a BIO Internacional Convention 2010, feira que reúne 1,2 mil empresas e instituições de mais de 30 países, marcada para o início do mês em Chicago, nos Estados Unidos.

A criação do selo foi uma iniciativa da Apex-Brasil em parceria com o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) e a Fundação Bio-Rio.

Segundo Eduardo Giacomazzi, presidente da BrBiotec, o objetivo da nova marca é criar uma linguagem visual única e fazer com que as empresas e entidades brasileiras tenham uma identidade que possa ser reconhecida em qualquer parte do mundo. "O mapa mundial da biotecnologia está se reconfigurando e é hora de o Brasil entrar neste cenário", diz Giacomazzi.

Para aumentar a visibilidade da biotecnologia brasileira, está prevista a construção de uma base de informações e de um mapeamento nacional da biotecnologia. "Existe hoje grande dificuldade em mensurar qual é o tamanho desse setor no País", afirma Giacomazzi. Renato Faro, gerente técnico científico da Aché Laboratórios Farmacêuticos, uma das empresas que estarão presentes no evento nos EUA, diz que o trabalho pode facilitar parcerias internas. “Ainda não há uma rede integrada no Brasil de tecnologia, o que torna mais fácil, hoje, procurar informações no exterior”, diz.

Além da Aché, outras 16 empresas brasileiras estarão presentes na BIO2010. Entre elas, Bio-Manguinhos/Fiocruz, Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA, Cryopraxis, Hemobrás, Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI e a Veritas Life Sciences (VlS).

Durante o evento, as empresas terão a chance de expor seus projetos e produtos num estande de 260 m2, além de realizar contatos e negócios com outras marcas do setor. “O objetivo é divulgar o Brasil como um fornecedor de alta qualidade, indo bem além do conhecimento do País como tradicional produtor de etanol”, diz Sérgio Risola, diretor executivo do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec).

Segundo estimativas, o mercado de biotecnologia movimenta no Brasil cerca de US$ 10 bilhões ao ano. De acordo com o estudo Panorama da Biotecnologia do Mundo e no Brasil, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em 2006 havia 139 setores distintos que utilizavam a biotecnolgia em seus produtos e serviços.


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