Clippings

Voltar

CGEE desenvolve linha do tempo que descreve possíveis eventos até 2030 em várias áreas

Jornal de Brasília Online

CGEE desenvolve linha do tempo que descreve possíveis eventos até 2030 em várias áreas

23/02/2010

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), em ação pioneira no País, desenvolve desde 2009 uma linha do tempo (timeline) do ambiente de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), até o ano de 2030.

A previsão recente, por exemplo, é de que, em 2012, as baterias de celular durarão dois meses entre uma recarga e outra e de que, em 2018, robôs serão usados como cozinheiros em alguns lares. Imaginando ainda mais adiante, segundo a linha do tempo, no ano de 2020 o Brasil perderá R$ 7,4 bilhões em safras de grãos por causa do aquecimento global, e sua população, em 2025, é estimada em 229 milhões de habitantes.

Em 2027, o número de mulheres nas universidades deve superar o dos homens e um ano depois, em 2028, 45% da energia produzida no Brasil serão renováveis. Ainda assim, em 2030, a demanda por petróleo no mundo continuará alta, em particular no setor de aviação. Todos esses dados vêm acompanhados de suas respectivas fontes.

Para sua realização, a equipe do Núcleo de Competência Metodológica (NCM) do CGEE definiu alguns elementos, como o macroambiente, que determina onde haverá impacto, podendo ser institucional, regional, municipal, estadual ou mundial.

Estudo
Os pesquisadores elaboraram as hipóteses de acordo com eventos futuros que já estão confirmados, além de aspectos relacionados às necessidades humanas. Foram levados em consideração nove temas. São eles: Alimentos; Ciência, Tecnologia e Inovação; Demografia e Questões Sociais; Infraestrutura, Organização Produtiva e Logística; Energia; Educação; Meio Ambiente; Economia e Geopolítica; e Saúde.

Para conferir a linha do tempo, clique aqui.


Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.