Clippings

Voltar

Ciência e tecnologia caminham juntas com a agropecuária, diz diretor da Embrapa

PDP - Política de Desenvolvimento Produtivo

Ciência e tecnologia caminham juntas com a agropecuária, diz diretor da Embrapa

09/04/2010

“Nos últimos anos, o agronegócio tem sido o principal alicerce da economia brasileira. Discutir o desenvolvimento sustentável é pensar em ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio”, foi assim que o diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Geraldo Eugênio de França, abriu sua palestra no seminário preparatório para a 4ª Conferencia Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

França afirmou que o investimento em pesquisa e desenvolvimento no agronegócio é um dos caminhos para que o Brasil cresça e preserve os recursos naturais. Segundo ele, em março, o País se tornou o terceiro maior exportador do mundo de alimentos. “Nos ultrapassamos o Canadá sem utilizar 100% da nossa capacidade. A ciência, tecnologia e inovação precisam estar cada vez mais presentes no setor para garantir a preservação do meio ambiente”, destacou.
Além de impulsionar a economia nacional o agronegócio aquece o mercado interno. Dados de institutos de pesquisa e do próprio Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) mostram que o consumo interno, em especial das classes baixas, foi fundamental para o Brasil superar a crise financeira internacional.

O diretor executivo da Embrapa lembra ainda que o consumo de alimentos tende a ser 62% maior em 2025 quando comparado ao ano 2000. “Pelo que vemos não haverá uma redução significativa no crescimento populacional mundial. Temos que nos preparar para crescer e atender à nossa demanda. Aumento de produção não está ligado a destruição. É possível crescer e ser ambientalmente saudável.”

As discussões do seminário preparatório realizadas na quinta-feira(08/04), serão levadas para a 4ª CNCTI, que ocorre em maio, em Brasília. No evento objetiva-se a formulação de uma política pública de CT&I para os próximos 10 anos.

Seminários preparatórios

Na segunda-feira (12), as discussões do 5º Seminário preparatório têm como tema o Brasil no Mundo, e serão no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), em Brasília. O último seminário, na terça-feira (13) discute a educação a ciência, tecnologia e inovação. Será na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), também em Brasília.

Os seminários preparatórios são organizados pelo MCT, CGEE, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.