Clippings

Voltar

Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade

Pró Inovação Tecnológica na Indústria - PROTEC

Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade

06/11/2009

Conferência de CT&I, em 2010, terá como desafio subsidiar política de Estado para setor, com foco na sustentabilidade. Estamos contando com mobilização do País, diz ministro

Em concorrida cerimônia realizada nesta quarta-feira (04/11) no auditório Renato Archer, em Brasília, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou oficialmente a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI).

O evento será realizado de 26 a 28 de maio do próximo ano, na capital federal, e tem como principal objetivo dar subsídios para a formulação de uma Política de Estado de CT&I para os próximos governos.

Ao abrir a solenidade, o ministro Sergio Rezende ressaltou que a conferência não se resume aos três dias de atividades no mês de maio. Trata-se, explicou, de um processo que já começou a ser preparado, no âmbito do MCT e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que será incrementado com as discussões regionais em março e abril de 2010 e que terá continuidade com as propostas surgidas durante a conferência.

"Estamos contando com a mobilização do País, por meio das secretarias de C&T, das entidades científicas, das universidades, para que os resultados da conferência sejam fruto de uma reflexão da sociedade como um todo", disse.

Rezende destacou a atual mobilização nacional em favor da inovação, especialmente por parte do setor empresarial - que recentemente, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou ao Governo um manifesto pela inovação. Para o ministro, é preciso aproveitar este momento para fazer um balanço do que foi realizado nos últimos anos em CT&I e também formular "não apenas um plano de ação para os quatro anos seguintes, mas até metas mais ambiciosas e propostas de longo prazo".

Com o tema "Política de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável", a 4ª CNCTI vai debater as grandes linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACT&I 2007-2010); Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, mas já projetando ações futuras.

De acordo com o secretário-geral da conferência, Carlos Aragão, há um enorme elenco de temas para discussão, mas os focos principais deverão ser inovação, sustentabilidade, educação e atuação internacional. Questões sobre governança e territorialidade devem aparecer de forma transversal nos debates.

"Queremos chegar ao final da conferência com subsídios para que se tenha uma política de Estado que garanta tranquilidade a quem atua na área da CT&I e que mostre a importância do setor nas discussões que envolvam o desenvolvimento sustentável", disse Aragão.

Presente à cerimônia, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp - que faz parte do conselho consultivo da conferência - disse que a entidade atuará na mobilização das sociedades científicas. A intenção é realizar uma reunião, no mês de dezembro, com representantes das entidades associadas, para incentivar a participação na 4ª CNCTI. A SBPC terá ainda representantes nas conferências regionais, programadas para acontecer em março e abril de 2010.

Também participaram da solenidade o secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, que encerrou o evento; os deputados Eduardo Gomes e Julio Semeghini, respectivamente presidente e membro da Comissão de C&T da Câmara; e o senador Flexa Ribeiro, presidente da Comissão de C&T do Senado. O evento foi prestigiado por secretários estaduais e municipais de C&T, dirigentes de institutos de pesquisa, membros das comunidades científica e acadêmica, representantes do setor empresaria, entre outros.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.