Clippings

Voltar

Estudo aponta crescimento do número de doutores no Brasil

Educação em Foco

Estudo aponta crescimento do número de doutores no Brasil

28/06/2010

Os consultores Eduardo Baumgratz Viotti (Universidade de Brasília) e Rosana Boeninger (Universidade de Campinas), do CGEE, apresentaram um estudo que mostra um crescimento de 278% no número de doutores titulados no Brasil, o que corresponde a uma taxa média de 11,9% de crescimento ao ano. O estudo foi realizado com cruzamentos de dados da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.

A conclusão revela taxas significativas de crescimento em todas as grandes áreas do conhecimento. Entre as que mais cresceram, destacam-se as ciências sociais aplicadas e as ciências humanas, que apresentaram crescimento de 14,8% e 13,6% em média ao ano. Entre as que cresceram abaixo da média, 11,9%, estão as áreas de ciências exatas e da terra. Além do aumento no número de titulados, o estudo apresenta a área da educação como a que mais emprega doutores no Brasil. De cada dez doutores, oito trabalham em educação.

Segundo os consultores, o grande destaque do estudo foi o desempenho da área multidisciplinar, que, teve um crescimento médio de titulados de 59,8%. Em 2008, 415 doutores foram titulados na área, representando 3,9% do total de titulados no ano. A conclusão do estudo do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi transformado na publicação "Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira".


Newsletter Educação em foco - Edição nº 160 - 28/06/10


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.