Clippings

Voltar

Goiás conhecerá perspectivas para setor de plásticos

Pró Inovação Tecnológica na Indústria - PROTEC

Goiás conhecerá perspectivas para setor de plásticos

03/09/2009

ABDI quer promover divulgação de instrumentos de inovação voltados para setor de plásticos. Objetivo é aumentar competitividade através da cooperação entre setor público e privado

Nesta quinta-feira (03/09), em Goiânia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentará o Estudo Prospectivo do Setor de Plásticos, trabalho que aprofunda a discussão sobre as principais perspectivas desse setor com base nos elementos que influenciarão a oferta e a demanda nos próximos 15 anos. A iniciativa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e vai auxiliar empresários goianos a traçar estratégias de negócio por meio da antecipação de tendências de mercado.

A publicação, encomendada pela ABDI ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), é um dos resultados do Plano Estratégico Setorial (PES) de Plásticos, projeto foi desenvolvido para aumentar a competitividade por meio da cooperação entre setor público e privado. Para realizar as ações do PES foi constituído um Comitê Gestor composto por várias entidades representativas, Governo e iniciativa privada. "Os debates no âmbito do Comitê legitimaram os efeitos do Estudo, que se baseia em várias metodologias de construção de cenários", afirma Clayton Campanhola, diretor da ABDI.

A pesquisa apresentada no Estudo contém diversas rotas estratégicas e tecnológicas para um segmento escolhido. Cada rota representa um caminho de ações para alcançar um objetivo proposto (visão de futuro) e aponta recomendações para viabilizar a mudança do patamar competitivo nos próximos 15 anos. "A intenção é facilitar o entendimento e a definição de objetivos por parte dos empresários para que a visão de futuro pretendida seja alcançada", explica Clayton. O trabalho traz ainda temas emergentes que podem determinar o diferencial da indústria de plásticos no futuro.

Além da apresentação do Estudo, que tem previsão de lançamento para dezembro, o evento contará com uma palestra sobre o Portal Inovação, instrumento de cooperação tecnológica sob gestão da ABDI. O analista da Agência, Osvaldo Spindola, explicará aos participantes como buscar competências, ofertas de negócios e demandas tecnológicas. "A idéia é promover a interação e a divulgação de instrumentos de inovação voltados ao setor de plásticos", diz. O Portal tem mais de 1,5 milhão de especialistas cadastrados e cerca de sete mil empresas registradas.

PDP

O setor de plásticos está inserido na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), nos chamados Programas para Fortalecer a Competitividade. A Política, lançada pelo governo federal em maio do ano passado, tem a ABDI como Secretaria Executiva ao lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Fazenda.

As metas e ações definidas na PDP para a cadeia produtiva de plásticos foram baseadas nas reuniões do Comitê Gestor, que também contribuiu para a elaboração do Estudo Prospectivo, do Panorama Setorial e de uma agenda de desenvolvimento para esse setor. "Os temas debatidos em estreita cooperação com a iniciativa privada ajudam os representantes do Governo a definir as ações e estratégias a serem adotadas pela PDP", afirma Clayton.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.