Clippings

Voltar

Inovação é o caminho para o crescimento das empresas brasileiras

Pró Inovação Tecnológica na Indústria - PROTEC

Inovação é o caminho para o crescimento das empresas brasileiras

08/04/2010

No terceiro seminário preparatório para 4ª CNCTI, participantes discutiram meios de fazer com que pequenas e médias empresas busquem e invistam no desenvolvimento de novas tecnologias

O terceiro seminário preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (4ª CNCTI) discutiu o papel da inovação na agenda empresarial. No encontro, realizado em São Paulo, os participantes discutiram meios de fazer com que as pequenas e médias empresas busquem e invistam no desenvolvimento de novas tecnologias. A inovação é dos principais caminhos para o fortalecimento e crescimento da indústria nacional.

Nesta quinta-feira (08/04), na próxima segunda (12/04) e terça-feira (13/04), os seminários serão em Brasília. Nesta quinta-feira o tema central é Desenvolvimento Sustentável. O evento começa às 10h, no auditório Renato Archer, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na segunda-feira, as discussões são sobre o Brasil no Mundo, no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), no Setor Comercial Norte, Quadra 2, Edifício Corporate Financial Center.

Na reunião nesta quarta-feira (07/04), realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), financiamento e incentivo fiscal foram o centro das discussões. "Financiamento e inovação caminham juntos. Agora o grande desafio é fazer com que empresas que nunca investiram nessa área comecem a aplicar o conhecimento na inovação", disse o analista de gestão de tecnologia da empresa Siemens, Newton Pereira.

Ele destacou que a política pública de ciência, tecnologia e inovação para os próximos 10 anos, que será discutida e elaborada na 4ª CNCTI, deve trabalhar para que o fomento à pesquisa e desenvolvimento faça parte do dia-a-dia das pequenas e grandes empresas. "Com o mercado interno mais forte o Brasil cresce junto e as nossas empresas não perdem espaço para as estrangeiras", afirmou Pereira.

O seminário preparatório teve três painéis de discussão: financiamento à inovação, cenário econômico para a inovação e pesquisa e desenvolvimento em empresas. Segundo o coordenador-geral da 4ª CNCTI, Luiz Davidovich, os seminários são uma maneira de fortalecer as propostas que serão discutidas no encontro nacional. "Quando chegarmos na Conferência Nacional as propostas serão mais pontuais e as soluções serão eficientes. Para criar uma política pública os debates precisam ser completos", disse.

O último seminário preparatório, na próxima terça-feira, irá discutir a educação a ciência, tecnologia e inovação. Será na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Brasília.

Os seminários preparatórios são organizados pelo MCT, CGEE, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Eles fazem parte da preparação dos participantes da 4ª CNCTI, que tem como um dos seus objetivos formular propostas para uma política de estado de ciência, tecnologia e inovação para os próximos 10 anos.

(Fonte: MCT - 08/04/2010)


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.