Clippings

Voltar

MCT seleciona diretores para institutos de pesquisas nucleares

Agência FAPESP

MCT seleciona diretores para institutos de pesquisas nucleares

19/05/2010

Dia 28 de maio é o prazo para candidaturas

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está aceitando candidaturas para a direção de alguns de seus órgãos de pesquisas nucleares. O prazo de envio de propostas e apresentação de requisitos aos comitês de busca termina em 28 de maio.

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), em Jacarepaguá (RJ), subordinado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) é um deles. O processo de seleção é conduzido por um Comitê de Busca presidido por Odilon Antonio Marcuzzo do Canto, da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materais Nucleares (ABACC).

Também integram o comitê Laércio Antonio Vinhas, da Cnen, Cecil Chow Robilotta, da Universidade de São Paulo (USP), Olaf Malm, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Gilberto Câmara Neto, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), em Recife (PE), o processo será conduzido por Ricardo Magnus Osório Galvão, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), com a colaboração de Alfredo Gontijo de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Humberto Siqueira Brandi, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Alejandro Szanto de Toledo, do Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo (USP).

No Instituto de Energia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro (RJ), órgão subordinado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o processo de seleção é presidido por Aquilino Senra Martinez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Celso Pinto de Melo e Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Passos Bezerril do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil de São Paulo (CTMSP-MB) e Giorgo Moscati, da Universidade de São Paulo (USP) também fazem parte do grupo que escolherá o novo diretor da instituição.

Já no Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte (MG), as atividades de seleção serão presididas por Vahan Agopyan, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele contará com a ajuda de Lúcia Carvalho Pinto de Melo, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), Alaor Silvério Chaves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto Garcia Esteves, da Cnen e Leonam dos Santos Guimarães, da Eletronuclear (ETN).

Este sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa. O Comitê de especialistas busca identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Instituto, para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e para o Programa Nuclear Brasileiro.

O trabalho do Comitê resultará numa lista tríplice de nomes, sem preferência ou precedência, a ser utilizada como subsídio para preenchimento do cargo em questão.

Podem se candidatar quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam a requisitos básicos como ter título de doutor, competência profissional reconhecida na área nuclear ou em áreas correlatas, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os institutos da Cnen e visão de futuro para a instituição.

A carta de inscrição deve ser enviada para a Rua General Severiano, 90, Botafogo, CEP 22290-901 - Rio de Janeiro (RJ), acompanhada de curriculum vitae e de um texto de até cinco páginas, descrevendo o projeto de gestão e a visão de futuro do candidato para a área nuclear brasileira.

O processo seletivo inclui uma apresentação e uma entrevista oral de candidatos previamente selecionados pelo Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.