Clippings

Voltar

Oficina debate oportunidades e desafios da bioeconomia no Brasil

MCTIC

Oficina debate oportunidades e desafios da bioeconomia no Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promoveu nos dias 27 e 28 de abril a oficina “Knowledge Hub em Bioeconomia”. Realizado por videoconferência e com a participação de representantes do governo, universidades e de entidades dos setores empresarial e da sociedade civil, o evento discutiu a proposta de criação de um knowledge hub em bioeconomia no Brasil. A ideia é que esse observatório apoie o desenvolvimento do setor no país por meio de um espaço neutro para debates e a sistematização e compartilhamento de informações.

Os debates ao longo dos dois dias demonstraram a necessidade de uma instância que promova as condições para que os diversos atores da bioeconomia se encontrem e troquem experiências e conhecimentos para a construção conjunta de processos.  O coordenador-geral de Bioeconomia do MCTIC, Bruno Nunes, explica que o knowledge hub é um dos eixos do projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), que tem o objetivo de colher subsídios para a elaboração conjunta de uma estratégia nacional de bioeconomia e orientar as ações previstas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioeocnomia (PACTI Bioeconomia).

“O Brasil é o país da Bioeconomia. No entanto, nos falta coordenação e governança de como se dará o desenvolvimento desse nosso potencial. O ODBio surge para criar um local neutro para as discussões necessárias ao desenvolvimento de uma estratégia nacional de bioeconomia. E o Knowledge Hub em Bioeconomia que estamos debatendo servirá pra aprofundar esses debates, captando, sistematizando e disponibilizando informações e conhecimentos de qualidade. Isso nos ajudará nas tomadas de decisões, como, por exemplo, na definição de prioridades. Além disso, temos informações produzidas por diferentes órgãos de maneiras distintas e esse Hub vai ajudar na sistematização disso”, afirmou Bruno Nunes.

Essa foi primeira oficina pública do ODBio. O projeto é uma iniciativa do MCTIC com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social da pasta.  Lançado em 2019 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, já produziu um levantamento das capacidades em ciência, tecnologia e inovação (CTI) voltadas para a bioeconomia no país. O objetivo é mobilizar diferentes atores do setor para criar um planejamento de longo prazo para a bioeconomia nacional.


Clique aqui para ver a matéria original